ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 30º

Jogo Aberto

Riedel e esposa tomam chuva, mas não desistem de show

Ângela Kempfer, Gabriela Couto e Maristela Brunetto | 15/04/2023 07:00
A primeira-dama Mônica e o marido, o governador Eduardo Riedel
A primeira-dama Mônica e o marido, o governador Eduardo Riedel

Debaixo de chuva - O governador Eduardo Riedel (PSDB) não se importou com o temporal que caiu no final da noite desta quinta-feira (13), na abertura da 83ª Expogrande. Ele e a primeira-dama, Mônica Riedel, mostraram que não são de vacilar nem debaixo de chuva. "Ensopados", aproveitaram muito o show da dupla César Menotti e Fabiano. “E mesmo com a chuva, não faltou alegria e diversão”, disse Mônica ao compartilhar o registro.

Uma a menos - Alvo de várias demandas da época em que administrou Campo Grande, o ex-prefeito Alcides Bernal conseguiu absolvição em uma das acusações por improbidade administrativa, que tramitava na 1ª Vara de Direitos Difusos. Ele foi acusado após a presidência da Câmara denunciar que ele e o então secretário de Finanças, Disney Fernandes, fizeram alterações no orçamento sem autorização do Legislativo. A ação foi aberta pelo MPE em 2018, mas foi constatado que não houve dano ou intenção de lesar as contas públicas.

Honorários polpudos - O TJMS abriu cadastro para interessados em atuar como administradores em processos de falência ou recuperações judiciais. Trata-se de uma tarefa bastante atrativa, diante da possibilidade de honorários polpudos. É feito um rol com os habilitados e cabe ao juiz da vara de Falências nomear profissionais ou empresas para cuidar da situação financeira dos endividados, enquanto tramitam os processos. O cadastro é renovado todo ano. O prazo inicial é no próximo dia 17. O TJ também está cadastrando outros profissionais que auxiliam a Justiça, como peritos e tradutores.

Alternância - A definição de um administrador judicial não é uma escolha qualquer, há algumas restrições, como não ter parentesco de até terceiro grau com servidores ou mesmo magistrados, para não incorrer em nepotismo, ou ocupar cargo público no âmbito do Poder Judiciário. O juiz também não pode concentrar ações com um mesmo administrador, devendo distribuir a gestão das empresas entre os cadastrados de forma equitativa, segundo o Conselho Nacional de Justiça. Os administradores devem ser remunerados com até 5% do valor a que têm direito os credores inscritos no processo ou do arrecadado com a venda dos bens.

Taxa do lixo - Considerada ilegal pela Justiça em Corumbá, que impôs multa de R$ 1 mil por usuário cobrado, a taxa de coleta do lixo junto à conta de água da Sanesul avança em outra cidade.Na Cidade Branca, a taxa casada começaria em maio, mas a Justiça determinou que somente seria possível se autorizada pelo usuário. No mesmo dia em que a decisão foi divulgada, 31 de março, a Sanesul firmava convênio com outra prefeitura para a cobrança, em Jardim.

Ministro - A senadora Tereza Cristina (PP) resolveu fazer propaganda de colega para primeiro escalão federal, em Brasília. Durante seu discurso na abertura da 83° Expogrande, garantiu que o secretário de Estado Jaime Verruck poderia ser ministro da Agricultura pelo seu trabalho. "Já até disse isso pra ele", destacou a ex-ministra da pasta. Jaime é secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.

Ou eu ou eles - A Executiva Estadual do PSOL/MS ficou revoltada com o fato do ex-candidato ao governo do estado pela legenda, Adonis Marcos de Souza, ser nomeado para cargo na atual gestão tucana em Mato Grosso do Sul. O grupo ficou chateado por não participar de nenhuma negociação nesse sentido. Adonis, em resposta ao puxão de orelhas do PSOL respondeu que já definiu o lado

Nada de centro - Adonis vai renunciar aos cargos que ocupa nos órgãos de direção partidária para assumir o posto no Estado. “Cabe ressaltar que o PSOL tem uma política de alianças definida pelo seu Diretório Nacional e que não condiz com a composição ou apoio a governos como os do PSDB ou de qualquer outro partido de direita ou centro”, justificou o partido, que decidiu não compor nem com o governo Lula (PT).

Transfobia - A Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) está analisando sete ocorrências suspeitas de transfobia, ataques a pessoas transexuais. Cinco situações que chegaram à pasta, que também cuida dos temas relacionados ao público LGBT, já se tornaram processo administrativo para avanço na investigação. Outros dois casos dentro da Setescc estão na fase de recolhimento de indícios e provas, conforme resumos publicados no Diário Oficial. Os envolvidos na apuração, tanto as vítimas de preconceito no trabalho quanto os acusados, mantêm o silêncio, informando que se tratam de apurações sob sigilo.

Adiantadinhos - Derrotados nas eleições passadas, dirigentes do MDB iniciam preparativos para o próximo pleito. Se reúnem neste sábado (15), a partir das 8h, no Gran Murano Buffet para tratar dos preparativos das eleições 2024. Além de organizar o partido para as convenções municipais, que devem ocorrer entre os dias 27 de maio e 30 de junho, já será aberta a discussão para formação de chapas proporcionais e viabilidade de disputa de prefeituras.

Nos siga no Google Notícias