Rota Bioceânica coloca rivais históricos na mesma foto
Dia “D” – A quinta-feira foi importante e até inusitada pelas cenas produzidas durante visita dos ministros Márcio França (Empreendedorismo), Rui Costa (Casa Civil) e Simone Tebet (Planejamento) para lançamento do Novo PAC, pela manhã. À tarde a figura ilustre foi do ex-presidente Michel Temer, na instalação da Frente Parlamentar para Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica que reuniu gerações de governadores. Zeca do PT, André Puccinelli (MDB) e Reinaldo Azambuja (PSBD), além de Eduardo Riedel (PSDB), fizeram fotos “juntinhos”, mostrando civilidade política.
MS renovado - O governador Eduardo Riedel (PSDB) garantiu que as demandas atendidas pelo governo federal vão elevar o Estado em competitividade. A expectativa é de melhorias na renda, saneamento básico e saúde. “Pode ter a convicção que o Mato Grosso do Sul, ao final desse processo, será outro estado".
No radar - O ministro Márcio França adiantou que micro empreendedores e trabalhadores autônomos de Mato Grosso do Sul estão nos planos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para receber linhas de crédito. "Hoje tem uma multidão de pessoas que muitas vezes está fora do mercado e gostaria, por exemplo, de comprar um veículo mais novo, e o presidente quer criar linhas de crédito para isso".
Só falta o Zeca - Ao iniciar sua fala, Simone cumprimentou o governador Eduardo Riedel, mas o chamou de André. Em seguida, lembrou que já havia cometido o mesmo erro em sua última visita ao Estado, quando trocou o nome por Reinaldo Azambuja. Descontraída, disse que agora “só falta chamar Riedel de Zeca do PT.” Mas Riedel não se abalou e até aproveitou a visita da ministra para agradecer pelo comprometimento dela com o Estado. "A Simone nunca deixa de atender um telefonema e ajudar o estado quando precisa".
Sem quórum - A visita dos ministros do governo Lula em Campo Grande fez a maioria cabular o trabalho na Assembleia Legislativa. Os parlamentares decidiram ir ao lançamento do Novo PAC, no mesmo horário da sessão. Apenas sete deputados compareceram no Plenário do Palácio Guaicurus e nenhum projeto foi votado por falta de quórum mínimo.
Prato principal - Os ministros Rui Costa e Márcio França, por conta da agenda de lançamento do PAC em Goiânia, não puderam ficar em Campo Grande para almoçar, mas nem por isso vão perder a experiência de provar os sabores do Estado. Eles levaram peixe congelado, o que já virou tradição em eventos onde a autoridade tem de sair antes da refeição principal.
Amigão – À tarde foi a vez do ex-presidente Michel Temer ser a estrela durante a instalação da Frente Parlamentar para Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica. Zeca do PT não fez cerimônia ao posar feliz para todas as fotos ao lado de Temer e mostrar amizade ao inimigo número um de parte do PT, por conta da puxada de tapete em Dilma Rousseff.
Ex, mas feliz - Temer disse que quando se é 'ex' passa a ser recebido nos locais sem o mesmo entusiasmo de quando se é titular do cargo. Mas também falou que por aqui a recepção foi diferente. Recebeu até título de cidadão sul-mato-grossense, do deputado estadual Marcio Fernandes (MDB). "Quando a gente é bem recebido assim, como fui aqui, chegamos à conclusão de que valeu a pena ter sido presidente e agora ser ex".
Gente grande - A ministra aproveitou o discurso da tarde para citar o quanto amadureceu nos últimos 20 anos. "Quando eu era deputada, fui estúpida por pensar que essa Rota era uma utopia. Que bom que o tempo passa e percebemos que quando somos jovens, achamos que sabemos de tudo. Mas com o tempo vemos que não sabíamos nada e hoje sei muito menos".
Tietagem - Alunos da Escola Estadual Clarinda Mendes de Aquino, do Jardim Petrópolis, em Campo Grande saíram extasiados do evento da Rota Bioceânica. Eles foram citados nos discursos das autoridades enquanto acompanhavam a solenidade como extensão do projeto 'estudante no controle'. A ideia dos professores era levar alunos para conhecer os espaços de participação política. Ao final foi uma sessão de tietagem com as autoridades que quiseram atender os alunos. Riedel sempre comenta esse tipo de contato. "É a coisa que eu mais gosto como governador. Nos dá a certeza que estamos trabalhando para o futuro".