Só aluguel para diplomação de eleitos custará quase R$ 50 mil
Diplomação - O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul já garantiu data, local e hora para a diplomação dos eleitos em 2022. Conforme extrato de contrato publicado no Diário Oficial da União nesta semana, a cerimônia será no Ondara Buffet Palace, no dia 19 de dezembro. O preço é salgado: só locação do espaço custou R$ 49,5 mil para os cofres do Judiciário.
MS na Esplanada - O desfile de tratores nas comemorações do 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi negociada pelo pecuarista sul-mato-grossense Júlio Nunes. Segundo o jornal Folha de São Paulo, foi ele quem se reuniu com representantes do Exército e do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) para conseguir autorização para a manifestação pró Bolsonaro.
Bandeira gigante - Em Mato Grosso do Sul, os ruralistas que apoiam o presidente também geraram cenas de valorização da pátria. Além de colocarem caminhões na Afonso Pena, na BR-060, saída de Campo Grande para Sidrolândia, dois caminhões passaram o dia com bandeira do Brasil gigante, “hasteada” sobre viaduto.
Mulherada no alvo - As sul-mato-grossenses Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil-MT) são alvos preferenciais em ataques machistas nestas eleições. O levantamento é do projeto Monitora, da organização AzMina, em parceria com InternetLab e Núcleo Jornalismo.
Ataques machistas - As candidatas à presidência ganharam maior projeção depois do primeiro debate entre os presidenciáveis, realizado pela Band. Segundo o estudo, que monitorou postagens nas redes sociais referentes a várias mulheres candidatas, já foram 518 aparições de termos como louca, doida, maluca, desequilibrada, histérica e descontrolada relacionados às candidatas nas redes sociais.
Protagonista - Candidato do PCO, Magno Souza de novo chamou atenção ao falar em debate na terça-feira, realizado pela Rádio Morena FM e Primeira Página. Sem intenção de ganhar, admitiu que quer mesmo é desabafar. Antes, já tinha admitido em entrevista à mesma emissora que não tinha plano de governo.
Contra o latifúndio - “Tô aqui para desabafar. Não estão trabalhando como tem que trabalhar. Estamos aqui para denunciar o ataque dos latifundiários contra os indígenas. A gente vem estudando isso, como vamos trazer a paz para o Mato Grosso do Sul”, disse já no início das discussões.
Não largam o osso - Mesmo com as candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral, Tiago Vargas (PSD) e Sérgio Harfouche (Avante) não desistiram da campanha. Ambos foram até a Marcha para Jesus ontem, cumprimentaram eleitores e também a cantora Bruna Karla, uma das atrações do evento.
Dnit – O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte abriu credenciamento de empresas leiloeiras para se desfazer de bens em Mato Grosso do Sul. Esta é a primeira fase do processo que garante um destino final para veículos que apodrecem em pátios do Dnit. A previsão é que até novembro sejam leiloados itens da ferrovia do Estado, como uma carcaça de alto de linha, estacionada no Porto Seco.
Ligeirinhos - O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul anunciou feito histórico no Estado. Segundo a Secretaria Judiciária do TJ, em agosto o órgão atingiu o maior número de processos julgados e distribuídos, mas de 20 mil no total. “Além de serem analisados mais processos do que distribuídos, tal fato fez com que o 2º Grau do TJMS fechasse o mês com o menor acervo do ano”, comemorou