ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

Vereador teima em estacionar em vaga de deficiente físico

Por Maristela Brunetto, Gabriela Couto e Jackeline Oliveira | 21/12/2023 06:00


De novo? - Tem homem público que não viu quando o mundo virou um BBB, com "fiscais" espalhados por aí, carregando celulares com câmeras. E alguns até facilitam o trabalho do povo. O vereador de Ribas do Rio Pardo, Paulo da Pax (MDB), por exemplo, vira e mexe é flagrado cometendo o mesmo "crime": o de estacionar em vaga destinada aos deficientes físicos, na principal avenida da cidade. Ontem, ele foi pego pelo site Rio Pardo News quando entrava no carro, em frente a um restaurante. Ao ser questionado sobre o mau exemplo de um parlamentar que deveria fiscalizar as leis, ele saiu tranquilo, sem responder nada.

Espírito de porco - Durante a entrega da revitalização da USF (Unidade de Saúde da Família) Cidade Morena, o secretário Municipal de Saúde, Sandro Benites, desabafou, dizendo que o local não pôde ser inaugurado antes pois os fios haviam sido furtados. Ele lembrou também que na unidade do Aguão, a pintura foi pichada. "Aqui furtaram os fios, lá no Aguão um espírito de porco pichou o muro. A própria população não cuida, temos que cuidar, se alguém vir alguma coisa, tem que denunciar", pediu.

Gentileza - A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, aproveitou a participação em solenidade de troca de comando no Conselho dos Pastores de Campo Grande para sancionar a lei aprovada horas antes. Nos minutos finais da última sessão da Câmara Municipal, os vereadores oficializaram a isenção de IPTU para templos religiosos. A Constituição Federal já define que as entidades religiosas têm imunidade tributária, mas por aqui o texto ficou ainda mais gentil. Criou uma proteção para as igrejas que funcionam em prédios locados.

Ovacionada - A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, foi ovacionada pelos colegas do Congresso Nacional ao ser citada pelo presidente da Mesa Diretora, Rodrigo Pacheco (PSD), como nome importante na composição do grupo que promulgava a Reforma Tributária, oficializada na tarde de ontem (20), depois de 30 anos de espera.

Não gostei - Já a senadora Tereza Cristina (PP) aproveitou o dia da solenidade para reclamar novamente sobre a aprovação do projeto. "A versão final pode aumentar a carga tributária e prejudicar o contribuinte brasileiro. A medida foi promulgada hoje no Congresso. Vamos trabalhar para que as leis complementares aperfeiçoem a reforma", convocou.

Enquadrado - Depois de lutar pelo armamento dos brasileiros, o deputado federal de Mato Grosso do Sul, Marcos Pollon (PL), resolveu ceder às novas regras da política de fiscalização de armas do governo federal. Nas redes sociais, ele orientou os seguidores para cumprir os prazos de transferência de competência entre Exército e Polícia Federal para registro dos CACs (Caçador, Atirador e Colecionador).

Internacional - A luta do trabalho do presidente e fundador do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), coronel Ângelo Rabelo, foi reconhecida internacionalmente. A história dele como defensor do Pantanal foi notícia no jornal El País, o maior periódico da Espanha e um dos mais importantes do mundo.

De plantão -  A Câmara Municipal de Campo Grande definiu os membros da Comissão Representativa para atuar durante o período de recesso parlamentar. O grupo, composto pelos vereadores William Maksoud, Paulo Lands, Valdir Gomes, Junior Coringa, Juari Lopes, Cláudio Serra, Tiago Vargas, Roberto Avelar e Luiza Ribeiro, será responsável por garantir a continuidade das atividades essenciais da casa durante o recesso, até 1° de fevereiro de 2024, quando termina a folga. A primeira sessão ordinária de 2024 está agendada para 6 de fevereiro, às 9h20.

Mimos - Depois de assumir interinamente o Ministério dos Povos Indígenas, o secretário-executivo da pasta, o sul-mato-grossense Luiz Henrique Eloy Terena, recebeu um presente direto de mais um evento realizado dentro da 28ª da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, em Dubai, nos Emirados Unidos. A ministra Sônia Guajajara entregou um perfume importado para ele assim que retornou ao Brasil.

Faturamento graúdo - As emendas parlamentares em 2024 devem bater todos os recordes no país. A comparação feita pela imprensa nacional é que o montante previsto pelo Congresso, de R$ 54 bilhões, corresponde à soma do faturamento do agronegócio em Mato Grosso do Sul só com a venda de 22 milhões de toneladas de produtos agrícolas em 2022. O ano é eleitoral, então... nada mais previsível.

Nos siga no Google Notícias