Apê de Diego é tão vivo e colorido que inspira milhares no Instagram
Campo-grandense hoje mora em São Paulo, onde transformou apartamento dos anos 1950,
Nas redes sociais ele já é famoso. Diego Ouro Preto, de 36 anos, é dono do perfil no Instagram ‘Lar de Detalhes’, com quase 23 mil seguidores, onde mostra um garimpo de tudo o que faz ele se sentir em casa e a gente também.
Com postagens sobre as transformações que ele faz em casa e detalhes que tornam um apê, em prédio dos anos 1950, um verdadeiro refúgio urbano, o que poucos sabem é que o designer gráfico é campo-grandense.
Por isso, ele aceitou o convite para falar como ao longo dos anos conquistou uma casa colorida e cheia de vida, mesmo na imensidão e correria que é viver na capital de São Paulo.
A relação com os detalhes surgiu no momento em que ele se viu conquistando um sonho: a casa própria. Era um empreendimento novo e quando a reforma acabou e ele entrou no espaço, ainda sem a mudança, percebeu que, mesmo que a arquitetura estivesse como planejada, aquele espaço eram apenas paredes. “Paredes bonitas, com revestimentos que eu via em casas de revista, a iluminação do estilo da moda, mas não tinha muito da minha cara ali, das minhas histórias e origens. Foi nesse instante que começou um processo de preencher a casa com o que ia me abraçar no sentimento de lar, aquilo que teria significado, algo que pudesse contar a minha história: os detalhes”.
Detalhe é palavra que Diego faz questão de observar e dar destaque na entrevista. “Está longe de ser pequeno ou apenas os objetos de decoração, às vezes são as cenas que recordam memórias da família, peças de viagens, lembranças de amigos, o sol que entra pela janela, os pets que trazem tanta alegria, as plantas. É tudo aquilo que, com significado, transforma a nossa casa, o nosso espaço, seja lá onde a gente estiver, em um verdadeiro lar”, descreve.
Depois de passar por seis lares, atualmente ele mora em Santa Cecília, numa arquitetura desejada pra lá de agradável dentro do centro, com o chão de taco, as paredes largas, a divisão dos cômodos perfeita e, de quebra, uma varanda enorme para receber as plantinhas que tanto o fazem sentir-se em casa.
“E quando falo casa, a varanda com portas venezianas fazem lembrar uma dessas casas de vila. Ah, de bônus, o achado estava recém reformado e foi um dos fatores decisivos, pois não teria a trabalheira toda de reformar hidráulica e elétrica tão delicadas em construções antigas”.
Quanto à decoração, Diego acredita e gosta da ideia de casa viva. “Pois, como um reflexo da gente, a casa vai se transformando ao longo do tempo. A gente vai vivendo, mudando, aprendendo novas coisas e a casa vai acompanhando esse movimento. Ora fases mais calmas, ora com cores mais barulhentas”.
Foi então que ele passou a compartilhar com mais intensidade cada detalhe do seu lar e inspirar pessoas diariamente. “Depois de aproximadamente 1 ano e meio morando nesse novo lar, eu já acumulava alguns registros do processo de reforma e mudança. Cada pequena transformação era motivação para que quisesse registrar. Comecei a postar informalmente no meu perfil do Instagram pessoal, já com essa temática de "detalhes*". Os amigos começaram a gostar das fotos e me motivaram a criar um perfil exclusivo para o projeto, então, em outubro de 2018, nasce o Lar de Detalhes”.
A princípio, era apenas um álbum de fotos no Instagram de sua própria casa, mas com o tempo, ele começou a visitar casas de amigos para garimpar o que os faziam se sentirem em casa e registrar na página também. “Aos poucos, começou a se tornar uma jornada coletiva em busca dos detalhes. Em 2019, comecei a fazer os registros em vídeo também. Na época, o Instagram não publicava vídeos longos, então, criei um canal no YouTube e começamos, oficialmente, o quadro "Detalhes por aí", em que eu visito outras casas em busca dos detalhes e, a cada visita, eu fui descobrindo que detalhe está muito longe de ser só um objeto de decoração”.
Quem quiser ver mais da casa de Diego, basta segui-lo no Instagram @lardedetalhes
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).