Arquiteta usou apenas 4 elementos para transformar lavabo da casa
Antes e depois provam que é possível decorar com poucos elementos e sem perder a elegância
Ambientes pequenos pedem aproveitamento máximo do espaço, mas isso não significa abrir mão do conforto e da estética. O lavabo de uma residência prova bem isso. Com projeto assinado pela arquiteta Chiara Duarte, foi preciso basicamente quatro elementos para o ambiente ser totalmente transformado, e sem exageros.
Na enquete de ontem do Campo Grande News, perguntamos aos leitores: “Você tem vontade de decorar ou reformar, mas acha caro”. De acordo com o resultado, 95% dos leitores disseram que sim, acham caro, e somente 5% afirmaram que não.
Por isso, além de revelar detalhes dessa transformação, a arquiteta resolveu dar dicas para uma transformação que pode ser mais econômica, mas sem que você precise abrir mão da beleza.
Outra vantagem é que a reforma foi sem quebra-quebra, ou seja, sem aquela bagunça e sujeira, a obra foi bem mais rápida.
Ao observar o antes, Chiara encontrou um banheiro em branco, somente com uma cuba que se destaca. Foi então que decidiu usar quatro elementos para tornar o lavabo mais bonito e confortável. Os elementos são: painel em marcenaria, iluminação, espelho e plantas.
O painel em marcenaria formou uma espécie de caixa que emoldura a cuba. Foi usado um MDF na textura de madeira freijó. “Importante quando for escolher o mdf optar pela textura que mais se aproxima ao natural possível, evitar aqueles onde aparecem muito o “nó” da madeira e aqueles que tenham textura ao toque, são modismos passageiros e não são bonitos. Evite também mdf brilhoso, opte sempre pelo fosco, é mais elegante”, destaca a arquiteta
O espelho neste lavabo é redondo e colado na parede com acabamento lapidado, mas pode ser usado solto. “Uma outra opção que funciona bem em lavabo é usar o espelho colado na parede de forma retangular de um lado ao outro da parede” sugere
A iluminação foi trabalhada com fita de LED embutida na marcenaria. "É importante usar a cor da lâmpada amarela. Procure por lâmpada branco quente ou 2.700k. São mais difíceis de achar do que as lâmpadas brancas, mas vale a procura porque o efeito é outro. A luz amarela dá aconchego, é a luz que mais se assemelha a luz natural”
Quanto às plantas, a dica é usar sempre as naturais. “E tem várias opções que você pode usar que não dão trabalho”, destaca.
O bambu da sorte na água, por exemplo, basta pingar uma gota de água sanitária e trocar a água uma vez por mês. “O bambu quase não precisa de luminosidade e fica sempre lindo”.
Já o eucalipto seco é zero trabalho. “Coloque o eucalipto comprado fresco em um vaso sem água. Pronto! Ele ficará seco com o tempo e deixará seu banheiro lindo. Fuja de plantas artificiais, mesmo aquelas parecidíssimas com as naturais, casa precisa de vida e vida e isso só se tem com plantas de verdade”.
Dicas que vão de encontro com um projeto de bom gosto e elementos que não são passageiros:
- Tudo que tem elementos naturais são eternos como madeira e palha;
- Se está com medo de errar vai no básico, cores neutras como branco, bege, cinza e suas variações. Evite coisas estampadas, elas são mais difíceis de combinar e fáceis de enjoar.
- Objetos que fazem parte da sua história de vida, livros que gosta, fotos de lugares que você foi em família, um abajur que era da sua vó e você trocou a cúpula. A casa da gente precisa ser o reflexo da nossa vida, não adianta ir em loja de decoração e comprar tudo de uma vez só, dessa forma sua casa vai ter a frieza de um showroom de loja.
Dicas de investimento para deixar o ambiente um charme, e sem grandes intervenções:
- Quadrinhos, quando são pequenos uma duplinha sempre funciona
- Velas, deixam o ambiente cheiroso
- Bandejinha, opte pela madeira ou palha se quiser dar um aconchego e aquecer o ambiente.
- Um frasco bonitinho pra colocar o sabonete.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).