Casal sonhava com beira de rio e transformou 2 hectares em paraíso
Espaço hoje é compartilhado com amigos e hóspedes que buscam uma experiência em meio à natureza
Desde que Roberta Stefanello se mudou para Bonito, em 2012, ela e o marido Vinicius Penha começaram a sonhar com uma beira de rio. No começo, queriam um pedaço de rio para reunir a família e os amigos. Começaram a procurar, mas as propriedades eram grandes, caras, longe da cidade.
Até que um dia, o casal soube de uma chácara de 4 hectares, num condomínio, pertinho do centro da cidade turística. “Soubemos que uma das chácaras havia sido dividida em duas, ficando dois hectares para cada comprador. Minha mãe nos ajudou com uma parte do valor e compramos. Não havia nenhuma benfeitoria, apenas mata ciliar, rio e pasto, pois o condomínio havia sido uma fazenda de pecuária no passado”, lembra Roberta.
No ano seguinte, Roberta e o Vinícius começaram planejar um rancho, hoje chamado de Yporã. Construíram uma casa rústica, com elementos naturais, reaproveitamento, com pé direito alto, iluminação natural, privilegiando o espaço gourmet, onde construíram churrasqueira e fogão a lenha.
Todo madeiramento foi feito a partir de um antigo mangueiro da família de Roberta, que havia sido desmanchado. Além disso, usaram bastante vidro para a iluminação e biodigestor nos banheiros. Como a casa ficou alta, o casal teve a ideia de um mezanino, que seria o “escritório”.
“Depois da casa pronta, começamos a mobilhá-la com móveis e peças antigas, alguns de família, como o bar anos 80 que era do meu pai, outros, presente de amigos e também nossos quadros e afins. A decoração foi acontecendo naturalmente, misturando elementos da música, literatura, gastronomia e da natureza, nossas maiores paixões”.
Quando a filha do casal nasceu, em 2015, veio a casinha de boneca e o escorregador. Com o passar do tempo, as pessoas foram conhecendo e pedindo para alugar para festas e eventos.
“No final do ano nós viajamos e decidimos alugar para Natal e Ano novo. O negócio foi tão bom que começamos a investir em melhorias para aluguel de temporada. Contratamos um arquiteto maravilhoso, Marcos de Castro e juntos, iniciamos uma nova etapa do rancho”.
Uma área de lazer foi construída com piscina e, no ano seguinte, uma nova suíte, charmosa e aconchegante.
As reservas aumentaram e então o casal sentiu a necessidade de tornar o negócio mais profissional. O que antes era algo a mais no orçamento, passou a ser atividade principal. “Nós e nossos parceiros, fazemos toda a manutenção, limpeza, reservas, marketing, vendas e investimentos”.
Nessa mesma época, o casal iniciou um projeto de reflorestamento, agrofloresta, pomar e horta, pois acreditam neste sistema como meio de integração com a natureza, sem causar prejuízo ou devastação ao meio ambiente, diminuindo o impacto das ações humanas.
“Nossos hóspedes costumam dizer que amam a energia do lugar e que gostariam de morar ali, se pudessem, o que nos dá uma alegria imensa. Yporã quer dizer Rio Bonito em guarani, uma homenagem ao rio formosinho que passa na chácara”.
Quem quiser se hospedar no rancho, o contato é pelo Instagram @ranchoypora.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.