Casarão da Dom Aquino foi tomado por antiguidades e receita holandesa
Cafeteria tomou casarão na Rua Dom Aquino para aumentar decoração e comemorar com cardápios temáticos
Depois de ser transformado em lavanderia e restaurante, o casarão da Rua Dom Aquino agora é o lar de uma série de antiguidades e receita trazida até da Holanda. Inspirada em locais tradicionais da Europa, a cafeteria de antiguidades aproveitou a atmosfera da construção dos anos de 1950 para mergulhar ainda mais na história.
Construído pela família Nasser, a história do casarão já foi contada pelo Lado B, assim como as narrativas da cafeteria Doce Lembrança. Mas, com os dois espaços cheios de lembranças se unindo, os projetos ganharam novos significados.
Enquanto a antiga localização da cafeteria, na Rua Alagoas com Abrão Júlio Rahe, era considerada pequena pelos donos, o casarão não sofre com esse problema. Sócia proprietária do café, a jornalista e publicitária Leda Ribeiro conta que a nova fase precisou ser pensada também para conseguir ampliar ideias que não poderiam ser colocadas em prática no outro endereço.
“Aqui nós conseguimos ter um espaço bacana para a cozinha e começar a produzir coisas que não eram possíveis. Além disso, muitos móveis e detalhes que não cabiam lá, agora estão à mostra por aqui com toda a história do prédio também”, diz Leda.
Tendo como principal diferença o cardápio, o café, que possui toda a decoração à venda, conseguiu trazer mais do que objetos internacionais. Acostumada a viajar e garimpar novos itens para inserir no espaço, Leda narra que sua última viagem para a Holanda resultou em opções tanto para o cardápio alimentício quanto de decoração.
Da Holanda para Campo Grande
Em uma das paredes, um relógio antigo feito na Holanda integra a nova decoração, também à venda, do café. E, completando a temática, a jornalista conseguiu incluir uma torta de maçã tradicional do país europeu.
“Fiquei pensando que estava indo para a Holanda pensando naquela torta tradicional, então por que não trazer para o café? Como é uma receita antiga de lá, consegui convencer a tia de uma amiga a me ensinar”, Leda detalha.
Depois de passar alguns dias aprendendo as orientações holandesas, ela conta que conseguiu colocar em prática o que imaginava. Voltou para o Brasil, treinou a receita novamente e, hoje, a Apple Tart possui seu próprio cardápio.
Intitulada por Leda como “a melhor torta de maçã do mundo”, uma fatia da torta, que possui maçãs em pedaços com açúcar e canela, sai por R$ 19. No cardápio especial, ainda há opção com creme chantilly ou combinação com sorvete de creme, por R$ 27.
Ainda destacando a inovação dos cardápios, a cafeteria também criou opções temáticas para cada período do ano. Por isso, quem planeja ir ao espaço precisa ter em mente que cada época possui itens que irão deixar de estar disponíveis.
Especial Primavera
Por ser um espaço que une a culinária à decoração, a cafeteria criou novos detalhes para um cardápio especial de primavera. Enquanto o menu ganhou bebidas e pratos com nomes que vão de "Frescor da Manhã” até “Ninho Feliz”, cada canto do casarão recebeu uma combinação primaveril com arranjos de flores produzidas por Whelton Borges, também proprietário.
Seja na entrada da cafeteria ou no banheiro, os cenários em conjunto ao perfume de cravo e canela remetem à saudade e sensação de estar em um filme de época.
Como Leda conta, as opções culinárias também têm como objetivo trazer essas sensações, por isso dos nomes e também da apresentação de cada item. Exemplificando, a bebida “Frescor da Manhã” é um café gelado com limão e menta que é servido com flores na taça, assim como o “Raio de Sol”.
E, combinando com as novidades, mobiliários que não estavam presentes no outro endereço se somam aos que compunham a primeira ideia de cafeteria. “Nós organizamos o que já tínhamos e conseguimos aproveitar outros que não tinham espaço. Entre as novidades temos esculturas trazidas da Europa, uma estante de livros solidários e também pequenas decorações”.
Em relação aos livros, Leda explica que é necessário que os clientes levem alguns exemplares para fazer as trocas. Outra possibilidade é comprar os que estão por ali.
Localizado na Dom Aquino, número 2055, no Centro, o Café Doce Lembrança funciona de segunda até sábado, das 14h às 20h.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).