Com 27 ambientes e o resgate das origens, Casacor MS abre hoje
Desafio foi criar 27 ambientes em casarão emblemático da década de 70, no Jardim dos Estados
Natureza, memórias e tecnologia se misturam na nova edição da Casacor Mato Grosso do Sul, que abre as portas na noite de hoje (29), para convidados. Com 50 profissionais envolvidos, dessa vez, o desafio foi criar 27 ambientes com tema “Casa Original”, em um casarão da década de 70, no Bairro Jardim dos Estados.
Um passeio pelos 2.200 metros quadrados da mostra tem o poder de propor às pessoas como viver diferente, seja em casa ou no trabalho. A dica para quem deseja se inspirar é observar como os profissionais da edição – arquitetos, designers, paisagistas e artistas visuais – colocam novas possibilidades de “morar bem”, trazendo à tona uma casa mais humanizada, sem perder a funcionalidade e a originalidade.
Aliás, originalidade é a grande questão dos projetos, que nem sempre aparece somente numa abordagem que nunca ninguém fez, mas surge também na apropriação de itens que fazem parte da nossa história, como é o caso da própria residência que sedia a mostra.
Quando a reportagem esteve no local em 2019, logo que o novo endereço foi anunciado pela Contexto Mídia – franqueada da mostra no Estado, era quase impossível imaginar como os profissionais conectariam diferentes ambientes em um casarão que necessitava de grandes mudanças.
Esse é um dos destaques. A conexão ficou ainda mais atrativa neste ano, levando em conta o “antes” conhecido da residência, que estava há anos de portas fechadas e com parte dos acabamentos deteriorados.
Apesar das transformações nos locais, alguns profissionais apostaram em manter itens originais da residência através de detalhes, como o gradil de madeira, o vitral de uma das suítes e até os arcos da varanda, que marcam a personalidade da residência projetada.
Dentre os 27 ambientes, há locais funcionais, onde será possível ficar por um tempo, contemplar e bater aquele papo entre os visitantes.
Além de tendências, alguns ambientes alcançam clima tropical com o retorno das cestarias, macramês, objetos pessoais, obras de arte e muitas esculturas.
A natureza que se sobressai na área externa, mescla o uso da madeira com a variedade de plantas ornamentais e também o retorno das pedras naturais, que são mais do que itens decorativos, e isso não só na fachada, mas também em revestimentos e posições funcionais.
Tem suíte do próprio casarão que ganhou releitura moderna, espaços instagramáveis, lofts que provam, mais uma vez, que é possível viver bem e confortavelmente em ambientes minúsculos – uma tendência dos novos empreendimentos – assim como a casa módulo, que fica pronta em tempo recorde e revela uma arquitetura com menos resíduos, além, claro, de muitos outros ambientes que vão encantar.
Amanhã (30), no Lado B, você confere cada detalhe dos ambientes e também as surpresas encontradas ao longo dos 45 dias de mostra.
Sobre visitação – Mostra estará aberta ao público a partir desta quinta-feira (30), das 16h às 22h, de terça a sexta-feira; 15h às 22h sábados, domingos e feriados. Horários estão sujeitos a alterações de acordo com decretos da pandemia de covid-19.
O ingresso para entrar na mostra é R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada). O ingresso pode ser comprado pelo site com opções de horários reservados para evitar aglomerações. O uso de máscara é obrigatório nos ambientes da mostra.
O endereço da Casacor MS é na Rua Goiás, 937 - Jardim dos Estados.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.