Com mangueira centenária, bar une beleza da Grécia e cultura terena
No espaço em Bonito tem tradição de restaurante que há anos recebe moradores, turistas e famosos na região
Quem vai a Bonito tem uma diversidade de restaurantes à espera, com pratos onde o peixe é protagonista. Mas um endereço sempre se destaca no roteiro: Casa do João. O local é quase uma parada obrigatória na cidade turística, mas agora tem uma novidade.
A família tinha um quiosque e uma área social privada “sem uso”, por isso, decidiu tornar o espaço o espaço funcional com um bar que acolhe mais de 100 pessoas e traz referências da Grécia e dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul.
Bem iluminado, decorado e com arte para todos os lados, o Greko Terena é um bar pra lá de Instagramável disponível para locação e também com funcionamento no mesmo horário do restaurante da Casa do João.
“A ideia surgiu da necessidade em atender a fila de espera e também mais pessoas. O funcionamento por enquanto está somente à noite, e os dias acompanham a abertura do restaurante”, específica Felipe Caran, sócio proprietário e chef de cozinha.
A Grécia sempre foi uma paixão de Felipe, que morou um tempo em Atenas e se apaixonou pelas pinturas azul e branco. “Quando tive a oportunidade de conhecer Mykonos, fiquei encantado com esse cenário pitoresco. Aquelas ruas pintadas, tudo de branquinho, com detalhes de azul sempre serviram de inspiração para eu fazer um canto na minha casa… Essa paixão se estendeu tanto que resolvi criar um cenário Grécia e para não perder a característica eu chamei uma artista plástica indígena da aldeia São João para fazer os desenhos terenas na parede”, conta.
A decoração é toda baseada em Mykonos com seus tons de azul e branco e o chão pintado de branco e cinza que caracteriza muito o lugar. Já os desenhos são grafias terenas e também gregas. O famoso olho grego para “espantar” a inveja está por todas as partes. Frases e poemas também enfeitam o lugar. Manoel de Barros, recebe destaque em alguns cantos. Tem ainda a cozinha do chef, onde encontram-se obras de arte do mundo e Brasil todo. “
Outro ponto alto do lugar é uma mangueira centenária. “Quando compramos a casa há 28 anos, tinham algumas dessas mangueiras na casa. Com o crescimento do restaurante tivemos que tirar todas restando somente essa. Eu não queria deixar ela sair e fiz de tudo para ela entrar no projeto. Foi daí a ideia de ter feito um banco “grego” em volta. Hoje ela virou um grande bonsai”, diz Felipe.
A recepção das pessoas com o lugar tem gerado novas ideias em Felipe. “As pessoas gostam e isso me faz pensar em ter não somente um bar, e sim um novo restaurante com comida grega e índigena pantaneira. Estou indo devagar para o público conhecer, o lugar ficou instagramável e bastante colorido. Tem pôr do sol fantástico e uma piscina que em caso de aluguel do espaço todo, pode ser usada, assim como uma parrila e um som muito bom”, finaliza.
O endereço do bar é R. Cel. Nelson Felício dos Santos, 664, em Bonito - a 297 quilômetros de Campo Grande.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.