Cultura e raízes do Estado inspiram peças expostas em Milão
Coleção Raiz da Trama, assinada pela arquiteta Luciana Teixeira, será exposta na Salone del Mobile, na Itália
As peças com designs que unem o tradicional ao moderno trazem em cada modelo a tradição e cultura de Mato Grosso do Sul. Utilizando técnicas ancestrais, a coleção Raiz da Trama estará presente no Salone del Mobile Milano 2022 nos dias 6 a 12 de junho, que é considerada a maior de design do mundo.
A arquiteta Luciana Teixeira é a responsável por assinar a coleção que será lançada na sexta-feira (03). O projeto da especialista em design de mobiliário é resultado de uma parceria com a Light Design + Exporlux, por isso, a coleção de luminárias é a primeira coleção 100% sul-mato-grossense.
Composta por cinco categorias, a Raiz da Trama busca transmitir através de elementos gráficos a força de grupos nativos e imigrantes. Para isso, a arquiteta destaca a cultura material e imaterial do Estado, como a selaria pantaneira, trama quilombola, trançado guató e tecelagem paraguaia.
Na categoria Selaria Pantaneira, as peças mesclam recortes, retalhos, trançados e tramas de couro. Nas mãos da arquiteta, o couro ganhou novos tons, texturas e contornos em peças batizadas em homenagem às gírias da cultura pantaneira e pratos típicos. A Tocha Pantaneira, o Pendente Quibebe, Vixe, Vôte e Quebra Torto integram a coleção.
A categoria Trama Étnica conta com as peças Luminária Dionísio, Pendente Urucum, Abajour Quero-quero Grafismo, Pendente Guavira, Teçá, Rama e Cuña. Os itens têm como matéria-prima o cipó, que na coleção, é utilizado para formar luminárias circulares, quadradas e retangulares com estampas coloridas. Além do cipó, a categoria mistura o sisal com algodão.
Apesar da variedade de objetos criados, a arquiteta Luciana fala sobre o item favorito que criou. “A coleção é grande e trabalha uma ampla gama de materiais e técnicas, mas se tivesse que eleger uma seria a Luminária Dionísio pelo seu caráter inovador em forma, estética e por contar uma história importante, a do imigrante que fundou Furnas de Dionísio”, diz.
Já o Traçado Guató reflete o universo habitado pelos canoeiros do Pantanal, os indígenas nômades que dominaram as águas dos Rio Paraguai e São Lourenço. Prestando homenagem à cultura ancestral desse povo, a designer utilizou a técnica do traçado guató. O resultado pode ser conferido no Pendente Catarina Guató, composto pelos fios de fibra dessa planta.
Com o Pendente Aluá, a Trama Quilombola é a penúltima categoria da coleção. Nela, o bambu é o destaque para criar o objeto que é fácil de ser encontrado em todas as regiões do Brasil. Embora seja uma técnica com versatilidade, o processo de produção segue o mesmo há anos, que é deixar a fibra fina no ponto certo, tingir e tecer os fios até o acabamento.
Para finalizar, o Tear Paraguaio é a última categoria da coleção com a Cadeira Pagu. Nela, existe a fusão de três elementos a cadeira Pantosh (2008) da dupla Lattoog, a cadeira Fantastic Plastic Elastic Chair (1997) de Ron Arad e os galhos de uma árvore. A peça é uma homenagem à escritora, jornalista e militante política Patrícia Gouveia, que é considerada a musa do Movimento Antropofágico de 1922. A Cadeira Pagu tem detalhes de trama étnica em fio de rami que formam a estrutura de madeira natural e o tear manual da faixa paraguaia no encosto e assento.
Animada para expor em Milão, a arquiteta fala sobre a oportunidade de levar a cultura regional à Itália. "É uma grande alegria e reconhecimento da qualidade do trabalho. Principalmente por vir de uma região do Brasil que não tem nenhuma tradição na cultura de produção de produtos. Utilizar o design para contar histórias da cultura brasileira é minha grande paixão", afirma.
A coleção Raiz da Trama é um projeto apoiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul. A 60º edição da Salone del Mobile Milano começa na segunda-feira (06). As peças estão disponíveis para aquisição na Light Design+Exporlux, na Rua Euclides da Cunha, 1333, Bairro Jardim dos Estados.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Confira a galeria de imagens: