Desde 2007, casa cheia de decoração de Natal é a mais encantadora da rua
No final de outubro, casal começou a decorar o lar que está repleto de enfeites que chamam atenção no bairro
Guirlandas, presépios, bonecos de neve, árvores de Natal, mini Papai Noel, laços, bolas coloridas e muitas luzes. No Bairro Monte Líbano, a casa de Wilson José Oliveira Mendes, de 45 anos, e Alexandre Ostapenko, de 38 anos, está mais do que pronta para o Natal. A decoração encantadora, caprichada e trabalhada nos mínimos detalhes é tradição desde 2007.
Os dois moraram em diversas cidades como Dourados (MS), Franca (SP), Jales (SP), Campinas (SP) e estão na Capital desde março. Apesar das mudanças, os dois nunca deixaram de decorar a casa e celebrar o Natal junto das pessoas que amam.
Servidor público federal, Wilson conta que vê significado nesta época do ano e que aprendeu com o pai Marino a não deixar a data passar em branco. “Já vem da família fazer essas reuniões, tudo isso é um atrativo e não para perder o foco que seria o nascimento de Cristo. Então isso é um atrativo para reunir todo mundo no final de ano e fazer essa questão não só da festa, mas da religiosa”, diz.
A decoração faz parte das celebrações natalinas há 16 anos, só que foi nos últimos oito anos que o casal passou a investir mais nos elementos e acessórios. “A grandiosidade de isso tudo, a roupagem da casa natalina começou forte em 2015 em Dourados”, diz Wilson. “Começamos a colocar bastante luzes e a decorar tudo para dentro”, completa Alexandre.
Depois de Dourados, eles seguiram para Jales onde novamente conquistaram a vizinhança no Natal. No bairro onde moravam, o servidor conta que a residência se destacou. “A atração era a casa iluminada e o pessoal ia lá também”, fala.
No bairro, a casa tem chamado atenção devido ao varal de luzes que ilumina do telhado ao muro da fachada. No dia 1º de novembro quando ligaram elas, Wilson diz que teve até salva de palmas. “Quando acendemos pela primeira vez as luzes nós não percebemos, mas tinha um senhor passeando com cachorro aqui na frente e ele começou a bater palma”, comenta.
Veja o vídeo:
Quem passa na rua não deixa de notar a iluminação. Segundo Alexandre, que é decorador e chef de cozinha, tem vizinho que todo dia faz questão de passar por ali e ver. “Tem umas criancinhas que passam aqui na frente para ver as luzes, as pessoas elogiaram também”, afirma.
Alexandre foi o responsável por colocar em uma tarde o varal de luzes que segue brilhando noite adentro. A iluminação de Natal, segundo ele, era a parte favorita nos primeiros anos que celebrou a data. “Sempre gostei, confesso que gostava mais da parte das luzes e com o tempo passei a gostar mais da parte da decoração também”, destaca.
Preparativos para o Natal - Como a data é algo importante para o casal e a decoração é parte indispensável da celebração, os itens e arranjos começam a ocupar os ambientes da casa dois meses antes de dezembro. Na última semana de outubro, eles tiram de caixas e armários o acervo decorativo que os acompanha desde 2007 e segue em constante atualização.
Os amigos e familiares já sabem que em novembro tudo na residência para devido aos preparativos. Wilson explica que só depois de tudo ficar pronto, a residência volta a ser ponto de encontro.
“A gente sempre recebe os amigos, gostamos de fazer essa parte de confraternizar independente da época do ano. Chega essa época de novembro e a gente fecha a casa. A gente fala que vai preparar pro Natal, então a casa fica fechada para visitação”, conta.
Criatividade não falta para o casal que pensa cuidadosamente onde colocar cada guirlanda, Papai Noel, boneco de neve, bota natalina, árvore, luz e por aí vai. O resultado é uma casa encantadora e que impressiona, pois em cada cantinho tem algo que reflete a magia do Natal.
Além de tempo, o servidor e o decorador investem dinheiro nos elementos decorativos. Ao certo, o casal não sabe mensurar o quanto foi gasto desde 2007, porém Wilson dá um exemplo do investimento feito neste ano. “Com iluminação e umas coisinhas já gastamos R$ 3 mil”, declara.
Além de aproveitarem os enfeites de Natais anteriores, os dois sempre compram algo novo para somar com a decoração. Assim, o novo e o antigo se encontram na sala de estar, jantar, escadas, paredes até a área externa da residência.
O Lado B fez uma tour pela casa enquanto eles explicavam cada detalhe. O primeiro ambiente, sala de estar, tem uma grande árvore de Natal marcada pelos enfeites na cor vermelha e prata. Na mesinha de centro está a dupla de bonecos de neve que brilham incessantemente nas cores azul, rosa e amarela. Próximo deles estão duas mini àrvores de Natal que também brilham.
Já a sala de estar apresenta mais acessórios e enfeites desde as bancadas a mesa. Na mesa menor de canto estão o boneco de neve com roupa, cachecol e chapéu, quatro cervos e um pequeno Papai Noel. Todos parecem ser do mesmo material: tecido.
Em outra bancada, os enfeites compartilham o mesmo tom de dourado. No móvel foram posicionados três anjinhos à frente de uma santa e mais adiante tem um presépio e três mini árvores. Na sala de jantar a árvore de Natal foi iluminada pela cor azul que combina com as bolas, laços e cervos dourados. A árvore fica próxima a mais um presépio composto por peças em miniatura que representam os três reis magos, anjos, Maria, José, o pequeno menino Jesus e os animais.
Ao redor do presépio estão três árvores feitas de plástico que simulam os galhos do pinheiro. Renas, quatro bonecos de neve, sendo dois com longas pernas, completam o cenário junto com o Papai Noel de barba branca e bem enroladinha.
Ainda na sala de jantar no canto oposto ao da árvore está a pequena cidade do Natal feita de MDF. Wilson comprou na internet e coloriu cada peça. A cidade é composta por casas de tamanhos variados, passarinhos, mini bonecos de neve, estrelas e várias árvores cobertas de neve.
Quem também gosta de fazer a própria decoração é Alexandre, que fez duas mini árvores com cascas de árvore e estão dentro de dois vasos em cima da mesinha. Além da decoração, a mesa posta de jantar evidencia que o casal também investe em peças, como guardanapos e sousplat que refletem as cores do Natal.
Outro ambiente encantador e cheio de detalhes é a área externa. É só chegar na porta para ver as luzes acima da piscina e enroladas entre os galhos da árvore. Alguns dos itens que compõem a decoração é a mini árvore de Natal feita de salsa parrilha que combina com o presépio de palha de milho que foi um presente da mãe de Wilson.
Em uma das paredes está o ‘canto instagramável’ que é o arco com galhos de vime coberto por luzes, ramos verdes e pequenas frutas artificiais no tom vermelho. Outro espaço que também serve para fotos é o quadro decorado por sinos, laços e bolas coloridas.
As bolas coloridas e brilhantes estão por quase toda parte. Elas estão presas junto com outras luzes em ramos verdes que foram suspensos perto da mesa. Assim como na sala de jantar, a mesa está montada com os jogos de pratos, canecas e guardanapos vermelhos. Em cada ponta da cadeira tem um pequeno Papai Noel ou boneco de neve preso. No centro da mesa está o cervo de madeira e mini luzes brilhantes.
Com a residência pronta para receber familiares e amigos para o jantar de Natal, o casal só deve tirar a decoração no próximo ano. Até lá, a residência seguirá brilhando e espalhando a alegria e beleza dessa data.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.