Diva deixou mansão para ser feliz em apê minimalista inspirado em galeria
Depois de muita dor cabeça com casas espaçosas ela encontrou a paz em um apartamento menor e projeto ficou bem interessante.
O aconchego é um conceito muito pessoal. Há quem o encontre em uma casa cheia de objetos e paredes ocupadas, mas há também quem prefira um lugar sossegado, com menos informação e pegada minimalista. A aposentada Diva, de 72 anos, se encaixa na segunda opção. Depois de muita dor cabeça com casas espaçosas ela encontrou a paz em um apartamento menor, que se reflete nas paredes brancas, poucos móveis e objetos em cores discretas.
O que mais chamou a atenção de Diva quando ela conheceu o apartamento foi a possibilidade de um projeto de interiores que tornasse o ambiente mais amplo, sem que mudanças estruturais fossem necessárias. Na época, um antigo sonho estava guardado na pasta de contratos, era uma casa que ela havia comprado em um condomínio fechado que até hoje não foi entregue. Anteriormente também investiu numa moradia de 370 m², tida como casarão com piscina e churrasqueira, até que a violência da região a fez mudar de ideia. “Eu só queria tranquilidade resume a aposentada”.
Na terceira tentativa de ter um lar, Diva conquistou o ‘apê dos sonhos’, sem excessos e com boas soluções de arquitetura, projetadas e executadas pela arquiteta Deborah Nazareth.
Em cinco meses o escritório realizou todo projeto e reforma, e Diva entrou para seu apartamento na semana em que Campo Grande deu início à quarentena, em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Solteira, aos 72 anos Diva se diz uma mulher ativa, viajante, que já percorreu 44 países e cinco continentes, que gosta de arte, arquitetura e design. O gosto refinado a fez aproveitar ao máximo as qualidades que o apartamento de 116 m² oferecia, e não teve medo de encarar a reforma e as escolhas dos detalhes junto da arquiteta. “Numa parceria conseguimos elaborar um apartamento sofisticado e alegre, como sua personalidade”, descreve Deborah.
Móveis e objetos foram escolhidos a dedo para destacar a decoração e proporcionar um conforto visual. Durante a obra, a cozinha ficou laranja com a base dos armários na cor preferida da dona.
Já a sala foi interligada com a sacada, e piso de grande formato trouxe amplitude. Deborah também optou por um revestimento 3D inspirado na arquitetura modernista brasileira, mas só em uma das paredes, enquanto o ripado de madeira integra toda a sala.
O espaço ganhou mais luz natural e versatilidade. Diva precisava de um lugar que fosse, além de casa, um escritório para momentos de leitura e estudos, por isso, a arquiteta separou a sala em uma área de jantar com mesa oval, para aproveitar melhor o espaço, sala de tv e um pequeno espaço de home office. O que se destaca é a escrivaninha desenhada pelo escritório de Deborah e revestida de couro, que dá um charme especial ao cantinho.
Se sobressaem na decoração, mas sem exageros, as peças de design quase todas escolhidas por Diva, como os pendentes sabiás da sala de jantar e pendente do lavabo assinados pela designer Cristiana Bertolucci. O famoso Jader Almeida no mundo da arquitetura também aparece na poltrona vermelha, na cadeira palha do home office, nas banquetas do espaço gourmet e nas poltronas.
Outro ponto interessante e que levou em conta as viagens e admiração da proprietária por galerias que já viu pelo mundo, é que a escolha paredes brancas trouxessem um ar minimalista e cara de galeria. Com a variedade de peças escolhidas, pode-se se dizer que o ambiente cumpre papel de “Galeria da Diva”.
As obras de arte aparecem na tela que a artista sul-mato-grossense Ana Ruas elaborou especialmente para o apartamento, junto com quatro aquarelas, valorizando as paredes brancas, “típicas de museu” e imaginadas pela dona, oferecendo, ao mesmo tempo, ar de sofisticação e contemporaneidade ao apartamento.
O lavabo, “cartão de visitas do apartamento”, segundo a arquiteta, possui em sua cuba esculpida a pedra brasileira Perla Santana. “Com seus veios dá um toque especial e contrasta com o dourado dos metais e do pendente da Cris Bertolucci, nesse ambiente o destaque é também para o toalheiro projetado por nós”, finaliza Deborah.
Tem um projeto de arquitetura bacana ou fez aquela reforma no estilo "faça você mesmo"? Saiba que amamos mostrar ideias aqui no Lado B. Então manda sua sugestão para o nosso Facebook, Instagram, e-mail: ladob@news.com.br ou pelo nosso WhatsApp (67) 99669-9563.