Em 19 m², dona pediu para ter a “cozinha mais bonita da cidade”
Reforma teve reaproveitamento de coleções de 20 anos e espaços que estavam perdidos
Existem ambientes da casa que são queridos demais para deixar o tempo levar sua beleza e encanto, por isso, em um dado momento, a repaginada se faz presente. Foi assim na casa de uma família que mora no Condomínio Jardim das Paineiras, no Parque dos Laranjais.
Há 20 anos, os donos conviviam com uma cozinha de 19,45 metros quadrados bem antiga. Era uma cozinha bem planejada, porém, a proprietária sonhava com uma modernização, pois já não acomodava tudo que a família precisava ter ali.
Quando a arquiteta Isabella Lolli Ghetti e o engenheiro Diego Muniz do escritório Traço Duplo chegaram à residência da família, na primeira conversa, a cliente brincou dizendo: “Quero a cozinha mais bonita da cidade”.
“Ela sonhava com uma cozinha que fosse, além de linda, muito funcional e que acomodasse a família que ama cozinhar”, conta a arquiteta.
Além disso, hoje, sem dúvidas, a cozinha é um dos ambientes mais importantes para famílias que desejam ressignificar sua relação com a casa e buscam se desconectar da vida turbulenta fora do lar. Por isso, ter um cozinha bem planejada e confortável virou sinônimo de conforto e aconchego para muitos familiares.
Nesta cozinha, além do preparo de receitas prediletas, o local é um ambiente onde os donos se reúnem para tomar um bom vinho enquanto um deles prepara o jantar. “Por isso, a premissa do projeto desde o início foi aliar a estética à funcionalidade”, explica Isabella.
A principal mudança foi a cor. “Ela ama verde e usamos a cor para dar um frescor ao espaço. A marcenaria foi feita toda em laca, em tom verde menta, para não ficar muito clarinha e nem tão escura.”
A fruteira em um dos pontos foi um aproveitamento de espaço para facilitar o dia a dia e deixar a cozinha ainda mais charmosa. “Além disso, nessa cozinha, nós tínhamos que incorporar as coleções da proprietária ao espaço. Para isso, resolvemos dar destaque aos objetos colecionados.”
A coleção de chaleiras fica na prateleira sobre a TV e a coleção de pratos, que antes estava na parede, recebeu um local especial, bem na entrada do ambiente, na lateral da torre da geladeira.
Outro desafio era obter espaço para as muitas louças da cliente. “Para isso, nós incorporamos o antigo espaço da despensa para dentro da cozinha, onde projetamos uma linda cristaleira iluminada. A arquitetura do ambiente era toda irregular, com quinas e pontas. E em uma dessas pontas, que formava um triângulo, nós também fizemos uma cristaleira para suas taças e jarras, aproveitando um espaço que antes era perdido.”
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).