Em 30 dias e sem quebra-quebra, casal transforma cozinha de 14 m²
Casal descobriu que apesar das paredes irregulares, não foi preciso quebrar tudo para ter uma cozinha charmosa e funcional em casa
Quem já se deparou com algum ambiente da casa pequeno e de angulação fora do padrão sabe que é mais difícil decorar. Um sofá que não cabe ou fogão que não entra acaba virando dor de cabeça. Ainda assim, espaço pequeno não precisa ser sinônimo de aperto. É possível utilizar ambientes compactos de forma funcional.
Um casal que mora em condomínio na Vila Carlota descobriu isso ao contratar a arquiteta Lucimar Lucena para uma reforma na casa. Além de renovar área de lazer e ambientes privativos, o sonho da proprietária era ter uma ilha na cozinha para que o lugar ficasse prático e charmoso, mas, o maior desafio era lidar com o ambiente pequeno e de parede irregulares.
Com o projeto em mãos, a arquiteta ganhou aprovação da dona com estilo contemporâneo e itens que contemplam cada cantinho da cozinha que tem apenas 14 m². Para aproveitar todas as potencialidades do ambiente, Lucimar levou em consideração dos utensílios de cozinha aos móveis.
“A cliente me deixou bem à vontade para criar e projetar, mas temos que levar em consideração vários itens quando tomamos o partido arquitetônico do projeto, como por exemplo, o aproveitamento de paredes”, explica Lucimar.
Ou seja, se falta espaço no chão, invista nas paredes. No projeto, os armários aproveitaram todo o pé direito e os cantos ganharam prateleiras abertas e também portas envidraçadas, que trazem profundidade e funcionalidade. As prateleiras abertas são ideias para a cozinha pequena, especialmente para aqueles itens de uso constante, assim é possível deixá-los sempre à mão. Elas também evitam que se utilize a bancada da pia para guardar itens.
Aliás, a bancada da pia e a ilha ganharam destaque com o mármore calacatta, material considerado nobre que valoriza a construção e deixa o ambiente mais sofisticado. A mescla veio com uso da madeira para proporcionar sensação de aconchego em ambiente que, segundo os donos, também deve para receber visitas.
Outro diferencial e que vale como dica para cozinhas compactas, é que todos os móveis nesse projeto foram planejados, isso garantiu a utilização de cada pequeno espaço, com prateleiras, armários e gavetas que se encaixam na arquitetura do cômodo e com tamanhos ideias para os utensílios.
Mas a reforma não se resumiu aos acabamentos. A iluminação teve papel fundamental no projeto. Lucimar definiu pontos estratégicos para a organização fitas LED nos armários e spots no teto. “A iluminação garante um espaço mais confortável e, com isto, faz sentir muito mais prazer em cozinhar e estar no ambiente”, finaliza.
Tem um projeto de arquitetura bacana ou fez aquela reforma que vale a pena ser compartilhada? Manda pra gente no Facebook, Instagram, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas, Whats do Campo Grande News: 9-9669-9563.
Confira a galeria de imagens: