Em 45 dias, cobertura da família ganha área gourmet dos sonhos
Espaço tinha potencial, mas estava há anos sendo mal aproveitado e uma reforma rápida mudou tudo
Casa laceia como sapato se souber aproveitar bem o espaço e foi exatamente isso que transformou a vida de uma família. Após apenas 45 dias de obra foi entregue uma área gourmet dos sonhos para curtir bons momentos sem sair de casa.
Com estacionamento e um comércio no térreo, a casa que fica toda no piso superior de um imóvel no Centro agora tem novo ambiente. A cobertura que até pouco tempo tinha potencial, mas estava extremamente mal aproveitada, virou área gourmet com churrasqueira, mesa de jantar e espaço suficiente para diversão.
Com aproximadamente 95 m², o projeto de reforma e decoração foi comandado pela arquiteta Paula Ortiz. “Quando cheguei logo notei que o espaço tinha potencial, porém estava extremamente mal aproveitado. O layout proposto teria que ser revisto, assim como o piso, revestimento e iluminação”, conta.
O casal que mora na residência tem um filho que está terminando a faculdade e três cachorros. No tempo livre, costumam aproveitar em casa. “O desejo era ter um espaço que fosse utilizado no dia a dia de forma confortável e que na ocasião de receber amigos e familiares pudesse ser usado “sem medo”. Um espaço despojado, autêntico e que pudesse acomodar a todos”.
O ponto de partida foi a integração dos espaços, que proporciona uma sensação de amplitude, além de influenciar positivamente a convivência familiar. “Esse conceito pode proporcionar mais que uma questão estética. A decoração e o mobiliário têm papel importante na boa distribuição dos espaços, pois apesar de integrados, estes são demarcados para cada tipo de uso. Definimos cada ambiente, de forma sutil, com a correta distribuição dos móveis e decoração”, explica.
Se destaca no ambiente o teto, que é o “abre e fecha” metálico e já estava instalado quando Paula foi chamada para realizar o projeto. “É uma solução que funciona super bem, conseguimos trabalhar a luz natural em dias de sol e a proteção nos dias de chuva. Existem várias opções de acabamento no mercado, nesse caso o cliente optou pelo alumínio preto”.
A família gosta muito de preto e cinza, e pediram que as cores predominantes fossem essas. “Utilizamos o preto fazendo uma composição com o cimento queimado, a madeira, a pedra natural, o couro caramelo, a marcenaria branca, o linho off white do tecido e o verde do paisagismo”, detalha.
O mobiliário foi outro ponto forte, com peças escolhidas a dedo para que fizessem uma composição harmônica com os demais itens do projeto.
Foram apenas 45 dias de obra. “Trocamos todo o piso e revestimento, adequamos elétrica e iluminação, organizamos as grelhas e ralos, gesso, pintura e marcenaria. A parte de mobiliário e decoração fizemos no mês seguinte ao término da obra e optamos por produtos a pronta entrega”.
Um detalhe que no final fez toda a diferença é a grelha oculta. “Quando cheguei nessa residência tinham vários ralos espalhados pelo ambiente sem o menor cuidado com a estética. Eu, como arquiteta e designer, sempre gosto de propor soluções funcionais e estéticas ao mesmo tempo. Por motivos técnicos não pudemos utilizar os ralos ocultos de medida padrão, sendo assim confeccionamos uma sob medida para o local e o resultado ficou incrível”, afirma.
Outro ponto importante é a decoração, ela é a “cereja do bolo” para os donos. “Ela humaniza o ambiente. Cada detalhe foi pensado com carinho, para que as pessoas daquela família possam viver as melhores experiências em seus lares”, finaliza.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.