Morada dos Baís será reaberta após três anos, garante secretária
Espaço recebeu a visita da Sectur e da Sisep para vistoria e definição de prazo para reabertura
Após três anos de portas fechadas e sem expectativa de retorno, a Morada dos Baís deve voltar a receber o público ainda neste ano. Garantindo que o espaço histórico será reaberto, a responsável pela Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), Mara Bethânia explicou que uma vistoria foi realizada na semana passada para definição de manutenções a serem feitas e prazos para o retorno.
Ao Lado B, a secretária relatou que hoje, as galerias no espaço externo da Morada têm sido utilizadas por artesãos. Já a última ação para retomar o local como um todo ocorreu em conjunto à Sisep.
Já foi conversado com nosso secretário de obras e houve uma inspeção no local sobre aquilo que pode ser feito, inclusive em regime de urgência para que a gente possa voltar a utilizar aquele espaço com várias atividades que estamos discutindo, disse Mara.
Sem cravar uma data de reabertura, a secretária apenas apontou que está aguardando o retorno da Sisep, “o secretário está quantificando tudo isso para poder nos dar uma posição, por exemplo, em 30 dias, 40 dias podemos abrir a Morada”.
Sobre a avaliação realizada, Mara explicou que não há muitas manutenções a serem feitas, mas alguns pontos precisam ser revistos. “Há pontualmente situações que precisam ser melhoradas, até para nos dar segurança para a reabertura”, explicou.
Com a retomada, o acervo da família Baís deve retornar para o espaço, de acordo com a secretária. E, além disso, o local também deverá receber novidades vinculadas à arte e cultura.
Últimas atividades
Em junho de 2021, o prédio foi devolvido para a prefeitura de Campo Grande, após seis anos sob responsabilidade do Sesc de Mato Grosso do Sul.
"Infelizmente a pandemia da COVID-19 trouxe consigo alguns obstáculos, principalmente no que concerne à realização de eventos destinados à participação do público nos locais em que há concentração de pessoas, impossibilitando o desenvolvimento das ações de cultura propostas para a Morada dos Baís", informou a instituição em comunicado.
Na época, o Sesc se comprometeu a entregar o espaço com pintura restaurada e manutenções feitas. Desde então, o espaço não voltou a ser aberto ao público como um todo, tendo apenas uma parte externa ocupada por artesãos.
Em setembro do mesmo ano, a Sectur, na época sob responsabilidade de Max Freitas, havia dito que o espaço seria reformado e reaberto, provavelmente, até o fim de 2021. Sem se tornar realidade, a falta de manutenção passou a se tornar um problema.
Logo no início de 2023, o Ministério Público cobrou a revitalização. Entre os pontos destacados estavam o conserto de danos estruturais, adequação das instalações elétricas, correção de vazamento de água, reparo da instabilidade estrutural e substituição de telhas quebradas.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.