Nada de abandono: agosto é mês de pensar em patrimônio cultural
Palestras e ciclo de conversas é chance de refletir sobre tema em Mato Grosso do Sul
Após a visita do presidente do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Leandro Grass, a Mato Grosso do Sul, as discussões sobre a vida de patrimônios públicos ganharam mais um capítulo com um mês dedicado ao tema. Neste ano, a FCMS (Fundação de Cultura de MS) se uniu à Unigran Capital para gerar debates.
Começando na terça-feira (6), a programação seguirá até o dia 17 com eventos e lançamento do “Patrimônio 67”, um programa de educação patrimonial dedicado a alunos do ensino fundamental.
Para quem não sabe, há uma lei estadual (6.040 de 5 de abril de 2023) que institui o Dia Estadual de Valorização do Patrimônio Cultural Sul-Mato-Grossense em 17 de agosto.
Por estar no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul, é previsto que sejam realizadas várias ações como seminários, palestras, cursos, fóruns e rodas de conversa para incentivar a reflexão sobre a importância de preservar esses bens.
Mas, além de falar com o público geral, a novidade deste ano é o Patrimônio 67. Gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, Melly Sena explica que as ações serão focadas na viola de cocho.
“Acreditamos que é necessário passar por um processo de educação e formação sobre o patrimônio, utilizando o lema ‘educar para proteger’. É um momento de celebração do nosso patrimônio”, diz a gerente.
Sobre a programação geral, haverá o 13º Simpósio Estadual de Educação Patrimonial com a FCMS, o VIII Seminário Municipal de Patrimônio Cultural com a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) e o 3º Seminário sobre Patrimônio Cultural.
Confira abaixo todos os detalhes para participar:
06/08
Local: Auditório 1 – Unigran
Horário: 18:30h às 21:00h
Abertura Oficial | Palestra 1: A Restauração da Casa das Rosas, São Paulo/SP. Restaurador Antônio Sarasá
07/08
Local: Auditório 1 – Unigran
Horário: 18:30h às 21:00h
Palestra 2: Revitalização do Centro Cultural José Octávio Guizzo e Teatro Aracy Balabanian.
Claudia Lá Picirelli.(FCMS)
Palestra 03: A Inteligência Artificial como Métodos e Técnicas de Inventário do Patrimônio Cultural. (UFMS)
Prof.ª Dr. Gilfranco Alves
Palestra 04: Trilogia do Patrimônio histórico e cultural sul-mato-grossense.
Rubens Moraes da Costa Marques
08/08
Local: Estação Cultural – Teatro do Mundo
Horário: 19h às 21:00h
Requalificação do Edifício do Teatro do Mundo, Campo Grande/MS.
Visita mediada
09/08
Local: Museu Quintal Casa Manoel de Barros
Horário: 19h às 21:00h
Visita Mediada
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.