No Pantanal, saudade fez surgir capela que encantou até Leonardo
Músico esteve no ínicio do mês em MS e até publicou foto na frente da capela – arquitetura inspirada em igreja de Trancoso, Bahia
A fé e amor pelos pais fizeram o proprietário de uma fazenda na região de Rio Negro, no Pantanal, realizar o sonho de construir uma capela inspirada nas construções antigas de Trancoso (BA). O lugar hoje encanta pela delicadeza dos detalhes e chamou atenção até de famoso que recentemente visitou Mato Grosso do Sul.
Em visita ao Pantanal, o cantor Leonardo esteve na fazenda que é destino turístico e paraíso particular de uma família sul-mato-grossense. Ele também se encantou pela capela e chegou publicar uma foto em suas redes sociais, mas sem identificar a localização para manter a privacidade da família.
Quando o sonho do proprietário chegou às mãos das arquitetas Janice Mendes e Cristiane Belchior, sócias-proprietárias no escritório Cristiane Janice Arquitetura e Interiores, a ideia era fazer uma capela de Santo Antônio inspirada no pai do dono, seu Antônio.
O projeto estava praticamente pronto quando o empresário fez uma viagem a Trancoso e se apaixonou pela arquitetura na região turística. “Ele ficou tão encantado, que resolveu apostar numa releitura das capelas da cidade, dentre elas, a Igreja do Quadrado, que é muito conhecida”, conta Janice.
Felizes com o desafio, nem as idas e vindas à fazenda diminuíram a animação das arquitetas que trabalharam para que pequenos detalhes se tornassem especiais dentro da capela.
Antes da construção iniciar em 2019, o proprietário, ainda viajando por Trancoso, procurou uma loja de antiguidades na região turística e comprou portas, janelas e objetos para compor a decoração da capela. “Veio tudo de lá e ele escolheu pessoalmente esses detalhes. Isso acabou trazendo ainda mais personalidade à releitura”, destaca a arquiteta.
Na construção, além dos elementos arquitetônicos que lembram as capelas antigas, há um sino de bronze onde está gravado os nomes dos pais do dono e seus cinco filhos.
No interior, há uma pintura de Santo Antônio feita pelo artista Fernando Di Piero e móveis que também vieram de Trancoso.
“O ambiente se tornou um lugar de fé, um lugar para reflexão e visitas que deixam todos os encantados. Foi muito gratificante realizar este projeto, que tem um significado muito especial para nosso cliente”, encerra Janice.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.