ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Arquitetura

Planta pode transformar banheiro, mas não é qualquer verdinha

Ao contrário do que alguns pensam, nem todas as plantas devem ser usadas em banheiro; saiba quais

Suzana Serviam | 14/02/2022 10:41
As samambaias não são recomendadas, mas a foto inspira decoração. (Foto: Pinterest)
As samambaias não são recomendadas, mas a foto inspira decoração. (Foto: Pinterest)

Esquece esses posts de Pinterest. Nem sempre o que dá certo ali, vale na realidade. Ao contrário do que alguns pensam, nem todas as plantas devem ser usadas em banheiro. O motivo é muito simples. Tem espécies que não aguentam pouca luz e, principalmente, a falta de circulação de ar adequada.

A imagem acima é de um banheiro decorado com samambaias, além de outras espécies suspensas e serve como inspiração para quem pensa em repaginar o ambiente com algumas plantas. Mas a verdade é que elas não resistem por muito tempo.

A paisagista Eliane de Oliveira explica: "Tudo depende de como é o banheiro. Se é aqueles bem iluminados, que entra bastante ventilação, aí são várias plantas para usar, como a pacová, cactos, suculentas, ficus, palmeira, areca e jiboia. Lá, a samambaia é muito difícil. Ela não pode pegar sol direto e também não pode ficar em ambiente escuro".

Planta Zamioculca é ideal para ambientes escuros e exige poucos cuidados. (Foto: Pinterest)
Planta Zamioculca é ideal para ambientes escuros e exige poucos cuidados. (Foto: Pinterest)

Segundo a paisagista, a única planta capaz de aguentar esse ambiente, que é um pouco mais escuro, é a Zamioculca, planta originária da Tanzânia, na África. É uma espécie que tem um pouco mais de 1 metro de altura. Chega até florescer, mas de um jeito bem discreto. O grande charme está nas folhas de cor verde vívido e brilhantes. E para quem acredita, ela tem o poder de absorver e eliminar energias negativas.

O ideal para que ela sobreviva por bastante tempo é plantar em vasos grandes para as raízes terem espaço de desenvolvimento. Água deve ser aplicada de duas a três vezes por semana e ainda é necessário fazer adubação mensal.

"Porque quando a planta está em um ambiente menor, possivelmente, ali terá menos oxigênio, então, o ideal é a gente sempre adicionar os adubos, que contém todos os alimentos que a planta precisa", ensina Eliane e ainda recomenda o adubo NPK 10-10-10.

Decoração de planta suspensa em cordão de macramê. (Foto: Pinterest)
Decoração de planta suspensa em cordão de macramê. (Foto: Pinterest)

Curta o Lado B no Facebook e Twitter. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias