Sala foi para varanda e apê ganhou balanço enorme com vista para o pôr do sol
Reforma em apartamento de 200 m² eliminou churrasqueira para integrar varanda à sala, garantindo espaço para receber amigos
A ideia de ver os convidados apertadinhos numa sala dentro do apartamento nunca foi bem vista pela proprietária que sonhava com um espaço confortável e que coubesse o máximo de pessoas, sem invadir a área intima do lar. Em cinco meses, a reforma eliminou a sacada com churrasqueira para integrar a varanda à sala, garantindo espaço suficiente para receber a família e os amigos sem aperto.
O projeto, da arquiteta Alessandra Motti Gibran, transformou a sacada de um prédio na Rua da Paz, região do bairro Jardim dos Estados, em living integrado com sala de jantar e muita comodidade. “O desejo dela era ter um espaço bem aconchegante, com uso de peças de design e iluminação para que se sentissem num ambiente bem confortável”, explica Alessandra.
Mas para isso acontecer era preciso espaço, explica. “Pensamos em algo mais funcional, então quebramos a parede que dividia sala e sacada, eliminamos a churrasqueira, e garantimos espaço para trabalhar com todos os desejos da proprietária, transformando a sala em um grande e aconchegante living”.
A ideia era passar conforto, funcionalidade e a personalidade dos moradores, que possuem gosto por peças de design. Na extinta sacada, a churrasqueira deu espaço para um bar mais elegante, com bancada em mármore “Gris Armani”, pedra italiana que é sinônimo de nobreza no design, possui uma superfície na cor cinza e veios brancos que surgem em diferentes formas. “Ele é perfeito para quem busca elegância e sofisticação no mesmo ambiente”, diz Alessandra.
A ideia de trazer um bar em maior dimensão para a sala foi garantir o conforto e acesso fácil para as visitas. “Para que ela não precisasse ficar indo à cozinha buscar bebidas. Ao lado da mesa também tem uma bancada que pode facilitar esses momentos de confraternização”.
Do outro lado, a parede que antes ficava vazia, ganhou revestimento de pedra “Hitam”, mais conhecida nos revestimentos de áreas externas. Sua origem está na solidificação da lava vulcânica, por isso, sua coloração vai do cinza ao preto e em contato com a água, a tonalidade se intensifica. Mas a arquiteta provou que dentro do apartamento ela torna a decoração única. “Essa pedra é ideal para projetos com características mais sofisticadas e também contemporâneas”.
Para a parede não permanecer somente com o revestimento, o projeto incluiu um painel espelhado que esconde uma televisão. Quando o aparelho está ligado, os convidados podem assistir através do espelho. Ao ser desligada, o aparelho permanece totalmente invisível.
A varanda ainda recebeu mobiliário assinado, como poltronas do designer catarinense Bruno Faucz e mesa de centro da arquiteta campo-grandense Renata Tavares. Mas o ponto alto é o balanço pêndulo da Tidelli assinado pelo arquiteto e designer, famoso no Brasil, Ruy Ohtake. O balanço tem estrutura de alumínio, assento todo tramado com cordas náuticas e pode ser usado como uma rede, pois possui uma extensão que possibilita deitar e relaxar sobre ele.
Por sorte, a reforma garantiu espaço e também vista panorâmica do pôr do sol, que vira e mexe, se transforma em espetáculo na cidade.
A madeira e as cores mais neutras deixaram o ambiente receptivo. O tamanho da área comporta almoços em família e festas entre amigos. A mesa de 10 lugares acomoda confortavelmente os convidados para o carteado. Essa área também leva assinatura conhecida, como as cadeiras de Jader Almeida compondo a mesa de mármore Nero Marquina, de origem espanhola e de tons escuros.
Conhece algum projeto bacana? Manda pra gente de sugestão no Facebook, Instagram ou email: ladob@news.com.br
Veja mais detalhes da obra na galeria.
Confira a galeria de imagens: