Suíte de 45 m² é lugar para morador escapar do cansaço na cidade
Banheiro moderno se destaca no ambiente, com pedra verde Guatemala e cuba de pia inspirada em 2030
O caminho inverso dos avós, que um dia deixaram a vida no campo para recomeçar na cidade, foi o ponto de partida para uma suíte de 45 m² em casarão do Jardim dos Estados. A busca por mais espaço, menos trânsito e mais contato com a natureza ditou o projeto assinado pelo Assenço + Arquitetura para Casacor Mato Grosso do Sul.
Suíte Regresso 3 é o nome do ambiente com paleta de cores neutras e texturas suaves, mas muito bem escolhidas para compor um ambiente que aproximasse o morador de todos os desejos citados acima.
O local, antes da exceção, era originalmente a suíte do casarão, por isso, o arquiteto Paulo Henrique Ribeiro e o designer de interiores Vinícius Assenço escolheram manter as esquadrias, que tem aproximadamente 50 anos de história.
E como a ideia do projeto era tornar o ambiente mais moderno, com toque minimalista e aconchego da calmaria encontrada na natureza, poucas intervenções foram necessárias.
Já sobre o nome, Paulo explica que a inspiração é em um momento novo chamado êxodo urbano. “Muitos de nós estamos fazendo o caminho inverso que nossos avós, por exemplo, fizeram. Eu mesmo estou nesse momento, na busca de resgatar o contato com a natureza, sair dos apartamentos, do trânsito. Embora ainda não tenha um milhão de habitantes, Campo Grande já tem um trânsito estressante”, destaca o arquiteto.
Por isso, pensando no regresso às raízes, eles optaram por tons mais neutros e menos estressantes. “A gente traz sensações nesse projeto, com contraste de tecidos, de forma sutil e leve. Mas mesmo com essa sutileza, conseguimos ter um espaço acolhedor, envolvente e afetivo”.
O ambiente é, segundo os profissionais, uma chance de encontrar também a simplicidade perdida. “Ali, se pode viver e encontrar beleza sem excessos. Isso vai muito de encontro com a linha de arquitetura que a gente trabalha em nossos projetos. Na Casacor, claro, a gente pode elevar isso ao máximo, trazendo um perfil diferente do que o campo-grandense está acostumado, com muitas cores e itens”.
A sensação de paz vem pelas cores neutras, texturas naturais e formas orgânicas, como vaso pós-tropical e luminária Tombo, de Guilherme Wentz.
Fotos de Sebastião Salgado e cadeira IAIÁ, de Gustavo Bittencourt, são destaque no espaço. O conforto e o luxo ficam por conta da WombChair, um dos mais clássicos modelos de cadeiras criada na década de 40, por Eero Saarinen.
No banheiro, contrasta com o quarto neutro a banheira com pedra verde Guatemala, para também fazer uma referência às raízes da natureza.
Já a cuba desenhada por Jader Almeida foi inspirada no imaginário do designer brasileiro em 2030. “É como ele enxerga o mundo, ela é muito minimalista e leve, parecida com a busca em que estamos vivendo”.
Sobre a visitação - A mostra está de portas abertas até o dia 28 de novembro, das 16h às 22h, de terça a sexta-feira e das 15h às 22h aos sábados, domingos e feriados. O ingresso é R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada).
O endereço da Casacor MS é Rua Goiás, 937 - Jardim dos Estados.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.