ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 30º

Artes

Aos 90 anos, José rompeu três décadas de pausa para publicar livro

Cofundador da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras foi o primeiro procurador-geral de MS

Por Aletheya Alves | 03/12/2023 07:55
José do Couto Vieira Pontes irá lançar seu novo livro aos 90 anos. (Foto: Arquivo pessoal)
José do Couto Vieira Pontes irá lançar seu novo livro aos 90 anos. (Foto: Arquivo pessoal)

Após uma pausa de 30 anos sem publicações, o cofundador da ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras), José do Couto Vieira Pontes decidiu chegar aos 90 anos lançando um romance histórico. Integrando a história de de MS, o escritor foi o primeiro procurador geral do Estado na época da divisão.

Intitulado “O Rio por Onde Veio Garcia”, o livro possui 10 capítulos e 160 páginas, tendo sido escrito a partir de levantamentos e estudos historiográficos de Pontes. Além de escritor, José é membro emérito e decano do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, possuindo também premiações literárias.

Sobre sua relação com a literatura, ele defende que os escritores escrevem para a eternidade, “dissecando a realidade de seu tempo e o seu lado oculto aos olhos simplesmente práticos. Num labor espiritual, eles traçam as veredas do mundo, inauguram novos tempos”.

Ainda sobre o tema, o escritor pontua que a literatura não possui fronteiras, “vence o tempo, até mesmo a morte”, diz.

Em relação ao novo livro, a obra é ambientada no início do século 16, durante o período das explorações marítimas feitas pelos portugueses.

“O enredo desta obra situa o preâmbulo do seu foco narrativo em Lisboa, onde – envolto em um veemente diálogo reflexivo, entre astrolábios, mapas, bússolas, sextantes, canetas e tintas, e embalado pelos ares do ‘fermoso Tejo’ e pelo eco dos canhões das naus lusitanas mar em fora – encontrava-se o lendário protagonista da história: o português Aleixo Garcia, nascido no Alentejo (1485) e falecido no Paraguai em 1525”, resume o escritor e colega de Pontes, Rubenio Marcelo.

Além do novo livro, o escritor também já publicou “Deste Lado do Horizonte”, “Jorge Luis Borges, a Erudição e os Espelhos”, “História da Literatura Sul-Mato-Grossense” e “Os Vinte Anos da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras”.

E, para quem se interessar, o livro será lançado nesta segunda-feira (4), no auditório da ASL, localizado na Rua 14 de Julho, 4653, São Francisco. O evento será gratuito e terá início às 19h30min.

Obra foi construída a partir de estudos históricos feitos pelo autor. (Foto: Divulgação)
Obra foi construída a partir de estudos históricos feitos pelo autor. (Foto: Divulgação)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B.

Nos siga no Google Notícias