Artista reforma escultura feita por ele há 15 anos para enaltecer peixe
Um dos 5 monumentos que passam por reforma na Capital, “O Beijo” retrata peixes da espécie Cará
Em meio ao movimento rotineiro do Bairro Pioneiros, pai e filho renovam a pintura da escultura de dois peixes se beijando, na rotatória do Lago do Amor. É o próprio artista plástico, que idealizou a arte há 15 anos, Pedro Guilherme, de 54 anos.
O monumento é um dos cinco, que estão sendo reformados com recursos públicos e privados, que totalizam R$ 350 mil, conforme o titular da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), Max Freitas.
A prefeitura entrega a reforma de “O Beijo”, na próxima sexta-feira (17), às 9h. Para o artista Pedro Guilherme, de 54 anos, é uma alegria ver que a obra está inteira e sendo cuidada. Com a ajuda do filho, o estudante Marcelo Góes, de 25 anos, ele faz a revitalização.
“Estava totalmente abandonado, sem vida. Com o passar dos anos, foi perdendo a cor, mas era de tons alaranjados, que são do peixe Cará, que vive nessa lagoa. Enquanto cidadão, fico contente em ver que os órgãos públicos estão cuidando do patrimônio da cidade”, comenta o artista, que tem 34 anos de experiência e levou a ideia da escultura à prefeitura.
A ideia da Sectur é promover o turismo e valorizar o patrimônio da Capital com as revitalizações.
O monumento maçônico “O Aprendiz”, na rotatória da Coca-Cola, entre as Avenidas Gury Marques e Interlagos, foi o primeiro a receber os cuidados. Em setembro do ano passado, a estátua sofreu ação de vandalismo.
Também serão revitalizados o “Obelisco”, no cruzamento da Afonso Pena com a José Antônio; o “Carro de Boi”, em frente ao Horto Florestal e o “Ninhal”, no final da Avenida Afonso Pena.