Batuque, moda e arte se unem para criar Festival do Afoxé
Grupo criado pela pedagoga Rosângela Maria do Nascimento fará evento na Plataforma Cultural
Há 12 anos envolvida com movimentos para ressaltar as heranças de matriz africana, a pedagoga e arte educadora Rosângela Maria do Nascimento criou o Som do Afoxé como mais um projeto na área. E, neste domingo (25), as mulheres e crianças que dão vida à banda do grupo irão se unir a outros artistas e ações de gastronomia, moda sustentável e artesanato para o Espetáculo Baianá.
Para contextualizar, o projeto da professora Rô parte da música como uma ferramenta de mudanças e valorização do que foi deixado. Ao Lado B, em entrevista sobre o Som do Afoxé, ela contou sobre como esse processo da banda surgiu para perpetuar a voz do povo negro e sua cultura.
“Afoxé significa na língua Iorubá, em algumas tradições, ‘a voz que fala’, ‘aquele ou aquela que diz’. O dizer sobre o povo e a cultura africana, vivenciada e preservada pelos negros e negras trazidos na condições do continente africano para o Brasil”, descreveu a professora.
O projeto como um todo é fomentado pela Lei Paulo Gustavo e, agora, haverá a apresentação diretamente ao público com o festival.
Confira a programação:
Começando às 16h, o evento segue até 22h na Plataforma cultural. Conforme a programação, haverá exposição de peças artesanais e artísticas da cultura afro durante todo o horário.
Já a abertura de fato começará às 18h com abertura do Baianá - Mulheres e Adolescentes do Afoxé, inspirado em Luiz Gonzaga. O cronograma segue com apresentação de artistas negros das 19h às 20h, desfile e moda criativa das 20h às 20h30min.
Batuque Canta com axé dos anos 90 irá se apresentar das 20h30min às 21h30min e, para finalizar, o encerramento será das 21h30min às 22h.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.