Câmara quer garantir que R$ 5 milhões da Lei Aldir Blanc cheguem à periferia
Vereadores promovem audiências itinerantes para ouvir artistas, escritores e outros produtores culturais
Artistas, escritores e outros profissionais da cultura estão sendo convidados a participar de uma série de audiências sobre a destinação de R$ 5,7 milhões por meio da Lei Aldir Blanc, sancionada em 2020 para ajudar profissionais que sofreram as medidas de distanciamento durante a pandemia de covid-19.
A prefeitura ainda não divulgou os detalhes, mas esse é o valor que está no caixa para lançamento do edital neste ano, segundo a vereadora Luiza Ribeiro (PT). Devem ser lançados cinco editais ao todo.
Conforme a vereadora, artistas e produtores culturais dos bairros da periferia reclamam que sempre as mesmas pessoas conseguem captar os recursos dos editais de cultura.
As audiências itinerantes estão sendo promovidas em parceria com o Ministério da Cultura, pelas comissões permanentes de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e Direitos Humanos, presidida por Luiza e de Cultura, liderada pelo vereador Ronilço Cruz, o "Guerreiro" (Podemos).
“É um esforço da câmara em dois sentidos: o primeiro de divulgar a lei e também para levantar as expectativas em relação à aplicação desse recurso, porque há muita reclamação nesses editais de que acabam participantes sempre os mesmos, porque é muito burocratizado”, comenta Luiza.
Já foram realizadas audiências na Aldeia Urbana Água Bonita e no Distrito de Anhanduí. A vereadora conta que nesses locais encontrou artesãos e escritores que não sabiam desse recurso e agora pretendem concorrer para financiar suas produções.
Datas - Nesta quarta-feira (22), haverá audiência às 19h no Instituto Misericórdes, no Bairro Parque Lageado. Na quinta-feira (23), o encontro será às 19h na Escola de Samba Deixa Falar, na Vila Nasser.
Na terça-feira (28), a audiência será no Centro Comunitário das Moreninhas 1 e 2. Representantes do Ministério da Cultura participam das audiências.
Homenagem - Vítima da covid-19, Aldir Blanc faleceu em maio de 2020 aos 80 anos. Ele foi compositor, cronista e médico brasileiro. Autor de mais de 600 músicas, Blanc é considerado um dos maiores letristas da música brasileira.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.