Cidade será tomada durante 11 dias pela arte de Festival IPêrformático
Apresentações são gratuitas, com arte contemporânea nas ruas.
Utilizando o próprio corpo e conceitos para fazer arte, artistas de diversos lugares do festival de performances IPêrformático, de 5 a 15 de abril em museus e ruas de Campo Grande. Toda a programação é
A abertura será nesta sexta-feira (5) com a performance “Mulheres de Luz”, do coletivo artístico do movimento Mulheres Pela Democracia, uma ação pelos direitos das mulheres contra o assédio e a violência e em defesa da previdência social. Junto com a performance será aberta a exposição de vídeos-performances “E Se Não Houver Luz no Fim do Túnel”.
Em seguida, acontece a palestra “Poéticas da Assimetria”, ministrada pela artista baiana Virgínia de Medeiros que questiona as mediações com mundo. Ela mostra a necessidade de atravessar fronteiras para aventurar num universo diferente do padrão normativo.
No sábado (6), a partir das 12h, é a vez da Cia Enviezada (RJ) se apresentar com “Caminhos – Uma Intervenção Urbana”. O espetáculo transita entre a ficção e a realidade passando pelas relações entre o cotidiano, o homem e a cidade. A apresentação começa na praça Ary Coelho, e as pessoas acompanham o espetáculo por um pequeno percurso pelo Centro da Capital. Todos devem estar munidos de celular com bateria, fone de ouvido e ter baixado a trilha sonora pelo link (clique aqui) para assistir.
No domingo (7), a artista Maíra Espíndola apresenta a performance “Virá”, na qual anda por diversos pontos da cidade, como Parque do Sóter, praça Ary Coelho, Relógio da Calógeras, praça Aquidauana e praça Cuiabá.
Haverá exposição de fotos da primeira edição, a partir da segunda-feira (8), performances, debates e oficinas.
O IPêrformático nasceu em 2014 e foi o primeiro evento de arte contemporânea em Campo Grande exclusivo de performance.
Confira a programação completa no Facebook do IPêrformático.