Com texto de Fernando Pessoa, Salomé volta aos palcos de Campo Grande
Com iluminação diferenciada, a peça Salomé F.P. volta aos palcos neste mês e será apresentada nos dias 23, 24 e 25, a partir das 20, no Teatral Grupo de Risco, em Campo Grande. Ao todo serão 10 apresentações até o final de março. A entrada é livre.
A criação e direção são de Jair Damasceno, tendo como texto a obra homônima do poeta, escritor e filósofo Fernando Pessoa. O patrocínio é da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande). A montagem original foi realizada em 2016, em comemoração aos dez anos do núcleo artístico que leva o nome do diretor.
O elenco é formado pelos atores Guilherme Moraes, João Pedro Xavier, Leonardo Reinaltt e Yan Gabriel e complementado pelo próprio diretor, no papel de Herodes. A sonoplastia é executada ao vivo por Felipe Guedes e a operação da luz e cenário estão a cargo de Yuri Guedes e Matheus Lomando.
Damasceno explica que Salomé F.P. é um texto teatral de Fernando Pessoa sobre a história da princesa que segundo o cristianismo pediu a Herodes a cabeça de São João Batista. Livre dos preceitos religiosos, o autor atribui à Salomé, a tarefa de criar, através dos sonhos, os enredos da sua própria vida e, entre eles, a história de João Batista, colocando em dúvida se era de fato um santo ou um bandido que vivia nas aldeias.
Para criar toda atmosfera acerca do que é real ou sonho sobre o mito feminino tão explorado por criações artísticas, Jair Damasceno se aprofundou na pesquisa sobre iluminação e interpretação, incluindo a vocal. “Queremos que o público sinta esse ar fluído por onde vive o imaginário de Salomé, mulher forte e extremamente sonhadora”, finaliza.