ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Curta-metragem baseado em conto traz "devaneios" pelas ruas da cidade

O curta foi escrito e dirigido por João Benitez, que baseou o roteiro em um microconto premiado de sua autoria

Lucas Mamédio | 23/05/2021 09:31
Trecho de "Rumor de Estrelas" de João Benitez (Foto: Reprodução)
Trecho de "Rumor de Estrelas" de João Benitez (Foto: Reprodução)

O músico, escritor e agora diretor, João Benitez, acaba de lançar um curta-metragem baseado em um microconto premiado, também escrito por ele. O projeto, denominado "Rumor de Estrelas", foi contemplado pela lei Aldir Blanc, de incentivo à cultura.

"Esse é um microconto, originalmente chamado "Constellatio Nativate", que eu escrevi em meados de 2014. Na época eu trabalhava em um sebo e estava com a ideia de escrever um livro de contos muito rápidos, que contassem o máximo possível com o mínimo de palavras. Era mais um exercício de síntese, mas eu vislumbrava um dia a possibilidade de publicar. Na época, acabei não dando continuidade a esse projeto por razões pessoais, mas nunca deixei de escrever contos", explica João.

Ano passado, o diretor decidiu fazer uma coletânea apenas com as ficções mais "trágicas", daí nasceu o livro "Vozerio dos Desgraçados" no qual o conto está presente. "Então, no ano passado, ao ver que a Fundação de Cultura lançou editais literários por meio da Lei Aldir Blanc, me inscrevi em dois: O primeiro, foi o "Prêmio Capivara de Criação e Difusão Literária", no qual fui contemplado em primeiro lugar com um conto do mesmo livro; o segundo foi o prêmio "Leia MS", no qual fui contemplado com a obra Vozerio Dos Desgraçados". Não sendo possível acumular esses recursos, optei por receber apenas o prêmio "Leia MS"".

Já esse ano, os contemplados foram chamados para uma segunda fase, na qual poderiam realizar uma performance on-line de nossa preferência. João então optou por transpor um dos contos do livro para a linguagem audiovisual.

"Sempre gostei muito de cinema e esse ano tive a oportunidade de aprender mais a respeito ao realizar de maneira independente, com ajuda de alguns parceiros, produções relacionadas a minha carreira musical, como o videoclipe "Lembrança de Uma Festa" e a "Live Session no Teatro de Arena Helena Meirelles". Convidei então esses parceiros de minha confiança para criar essa adaptação literária e fiquei muito satisfeito com o resultado".

Em "Rumor nas Estrelas" um pai solteiro, entre lembranças e devaneios, dirige pelas ruas da cidade, pensando em como contar para a filha a história de sua mãe, uma misteriosa figura cujo paradeiro é desconhecido.

Assista ao curta:


Nos siga no Google Notícias