ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 24º

Artes

De bota, estátua de Manoel de Barros ainda não tem data para ser restaurada

O artista responsável pela reparação da obra é o mesmo que a criou em 2017, Ique Woitschach

Jackeline Oliveira | 20/07/2023 09:59
Estátua de Manoel de Barros com a bota colocada para "devolver" o pé do poeta (Foto: Paulo Francis)
Estátua de Manoel de Barros com a bota colocada para "devolver" o pé do poeta (Foto: Paulo Francis)

A restauração da estátua de Manoel de Barros, que está sem o pé esquerdo desde abril de 2021, ainda não tem data para começar. O processo da contratação do artista está em trâmite na Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Em nota, a Fundação comunicou que um novo processo está correndo e assim que a contratação do artista Ique Woitschach, criador da obra, estiver formalizada, será divulgado o valor da restauração: “Com o processo de contratação finalizado, o artista deve restaurar a estátua em torno de até 90 dias, após a assinatura do contrato”.

Em abril deste ano, a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) divulgou nota informando que estava tentando negociar a restauração do monumento, com investimento de aproximadamente R$ 140 mil.

Em junho de 2021, Ique Woitschach esteve em Campo Grande e visitou a obra. Na ocasião, o artista se surpreendeu, pois acreditava que a estátua estaria mais prejudicada. “Acho que ela está melhor do que eu esperava. Esperava encontrá-la mais machucada”, afirmou o artista na época.

Ique Woitschach visitou obra em junho de 2021 (Foto: Daniel Reino)
Ique Woitschach visitou obra em junho de 2021 (Foto: Daniel Reino)

Durante a visita, ele relatou mais pontos a serem restaurados na estátua, além do pé. “Tem muita coisa para fazer. Óculos dele está muito torto e ele recebeu muita marretada no rosto. Então vou ter que remodelar a peça, fundir novamente esse pedaço (o pé) e trazer pronto aqui para soldar”, explicou.

Ique ainda informou que quando Manoel de Barros ganhar o novo pé, vai aproveitar para restaurar a estátua e “entregá-la” novamente à comunidade. “Vou entregar novamente ela como se tivesse sido inaugurada neste dia”, afirmou em 2021.

A obra pesa aproximadamente 400 quilos, a escultura em bronze foi montada em dezembro de 2017 como forma de os campo-grandenses homenagearem os 101 anos de nascimento do poeta. Antes mesmo de ser instalada, recebeu sua primeira restauração devido ao transporte inadequado da obra à época.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias