Edital seleciona produções audiovisuais dirigidas por mulheres
Foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (13) o edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) para selecionar propostas de produção, finalização ou complementação de projetos audiovisuais dirigidos por mulheres cis, ou transgênero, em Mato Grosso do Sul. O objetivo é apoiar financeiramente iniciativas culturais e dar visibilidade às narrativas femininas, promovendo o fortalecimento do audiovisual no estado.
As propostas podem se inscrever em três modalidades:
- Produção de curta-metragem: com duração entre 10 e 25 minutos, podendo ser de ficção, documentário, animação ou experimental, com temática livre.
- Finalização e complementação de curta ou longa-metragem: projetos em produção, com temática livre, dirigidos por mulheres cis ou transgênero.
- Realização de mostras, festivais ou cineclubes: produzidos por mulheres cis ou transgênero.
Os projetos de curta-metragem devem ser inéditos e originais. O total de recursos disponíveis para o edital é de R$ 600.000,00, com um teto máximo de R$ 100.000,00 por projeto selecionado.
Podem se inscrever mulheres cis ou transgênero que atuam ou residem no Mato Grosso do Sul há pelo menos dois anos. Os projetos podem ser apresentados por agentes culturais individuais ou coletivos, MEIs, pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos, ou grupos sem CNPJ representados por pessoa física. Cada agente cultural pode inscrever no máximo um projeto, sendo possível ser contemplada com apenas um projeto.
Cronograma
- Inscrições: 18 de dezembro de 2024 a 18 de janeiro de 2025
- Seleção: 21 de janeiro a 21 de fevereiro de 2025
- Habilitação: 24 de fevereiro a 24 de março de 2025
- Assinatura do Termo de Execução Cultural: 24 de abril a 24 de maio de 2025
Para Ana Ostapenko, coordenadora da Pantanal Film Commission, este edital representa uma conquista histórica para o audiovisual sul-mato-grossense e, especialmente, para as mulheres que transformam a cena cultural do estado. “Estamos dando voz e oportunidade para que as narrativas femininas ocupem as telas e inspirem o mundo. Mulheres de todas as regiões do Mato Grosso do Sul, tragam seus projetos, mostrem sua força e construam um cinema mais plural, mais vivo e mais representativo”, destacou.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 18 de janeiro de 2025.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.