Emmily aprendeu a costurar com avós e hoje faz as próprias ecobags
A pronta entrega ou personalizada, peças são feitas à mão pela estudante de artes visuais
“A minha vida toda eu sempre fui muito apaixonada por arte, coisas feitas pelas próprias mãos e que expressam a criatividade”, conta Emmily Kamily Coutinho, de 20 anos. Estudante de Artes Visuais, ela uniu o que aprendeu no curso e com as avós para criar o ‘Olho de Gatos’, que é o primeiro ateliê online com peças artesanais.
As ecobags pintadas à mão e serigrafadas são vendidas através da rede social e na Feira Ziriguidum na Praça do Preto Velho. As peças trazem estampas inspiradas em personagens de filmes, séries, desenhos e em artistas.
Além de produzir para pronta entrega, a acadêmica de artes visuais aceita encomendas personalizadas. As ecobags de material são 100% algodão e feitas em três padrões de tamanho e preço, sendo eles: 30x35 (RS30), 35x35 (RS35), 35x40 (RS40).
O trabalho com as peças começou em 2023, mas antes disso Emmily conta como surgiu o interesse em se dedicar ao ateliê e os produtos. A paixão pela arte foi o que a levou a escolher o curso na área no ano passado. A vivência na faculdade, segundo a estudante, potencializou o que até então era tratado como hobby.
“Tive a oportunidade de entrar no curso que sempre quis e pude ver de perto o quão maravilhoso é esse mundo da arte. Antes de estudar artes eu já fazia alguns desenhos digitais que postava no meu Instagram pessoal e também pintava telas”, comenta.
Nesse processo, Emmily desenvolveu interesse por outra atividade: costura. “Eu amo tudo relacionado à moda e tive a oportunidade de aprender sobre costura com as minhas duas avós que são costureiras”, diz. Para adquirir mais experiência, ela fez um curso de corte e costura que seria decisivo para a história das ecobags.
“Comecei a praticar e fazer as minhas próprias roupas até que veio uma ideia na minha cabeça: ‘Por quê não juntar as duas coisas que eu amo fazer em uma só?’. Como não tinha recursos para fazer roupas optei por ecobags, que é outra coisa que eu amo também. Sei que tem muita gente que gosta, além de ser um item que faz bem para o nosso mundo”, comenta.
Sozinha, Emmily corta o tecido, costura, faz arte e pinta à mão. Através do Instagram e grupos da faculdade, o pessoal teve contato com o trabalho e assim vieram as primeiras encomendas. Com o apoio da família e amigos, a artista fez inscrição para participar da primeira feira cultural da cidade, a Ziriguidum.
“Desde o início da feira foi muito bom. Eu consegui me abrir bem com o pessoal e isso me ajudou demais a continuar apostando nisso. Hoje eu estou muito feliz com o meu processo, vejo que venho crescendo e me desenvolvendo cada vez mais e espero que eu possa continuar espalhando muita arte ainda pelo mundo de uma forma sustentável”, afirma.
Quem quiser acompanhar o trabalho, o perfil é @olhosdegato.atelie
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.