Espetáculo “Filhos do Pantanal” da Apae vence festival das artes
“É Campeão!”, foi esse o grito entoado pelos artistas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (Apae) ao saber que o teatro conquistou o 1º lugar no XI Festival Nossa Arte das APAEs – edição estadual, em Ponta Porã.
Dirigida pelo professor de teatro Daniel Smidt, “Filhos do Pantanal” leva ao público a crítica da ganância humana por dinheiro que causa o desmatamento, o aumento da mineração e queimadas na região pantaneira de Mato Grosso do Sul, onde existe a maior planície alagada do mundo.
A peça mostra que uma confluência de atividades humanas no Brasil e no mundo, incluindo o desmatamento e mudanças climáticas, está aquecendo essa paisagem, ameaçando todo o ecossistema com secas, incêndios florestais e perda de habitat.
Segundo os dados do Mapbiomas, divulgados pelo SOS Pantanal, foram desmatados 25,5 mil hectares de área no primeiro semestre de 2023, um aumento de 174%.
Além do primeiro lugar no teatro, a Apae de Campo Grande também conquistou a terceira posição com a Banda Girassol, na categoria música.
Com a vitória, os atores do teatro estão classificados para a etapa nacional do festival, que ocorrerá em novembro, em Joinville/SC.
Entusiasmado, o presidente da Apae, Luiz César Nocera fala da alegria da participação e vitória no evento. “Que alegria foi esse resultado no festival, com a nossa conquista do terceiro lugar na música e do primeiro lugar no teatro. Foi um momento lindo que deixou todo mundo com lágrimas nos olhos. Agora vamos trabalhar mais ainda para ganhar o nacional. Parabéns a todos que participaram, nossos artistas que foram maravilhosos nas apresentações e os profissionais que, em comitiva, estiveram no festival e nos ajudaram a garantir o melhor resultado em segurança”, destacou o presidente.
Sobre o Festival Estadual
O Festival aconteceu nos dias 25 e 26, com a abertura oficial do evento no Palco – Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez, em Ponta Porã
A APAE de Campo Grande esteve representada pelos alunos/artistas do Centro de Educação Especial Girassol, nas categorias: Música (com banda e conjunto), Teatro e Dança Popular Brasileira.
A abertura do evento contou com a presença do presidente Luiz César Nocera, o coordenador-geral, Nilo Sérgio Laureano e a diretora pedagógica do Helciane Franco.