Espetáculo sobre Marçal de Souza é escolhido pela Petrobras para representar MS
O Teatro Imaginário Maracangalha foi um dos selecionados no Brasil pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura para rodar o Rio Grande do Sul com espetáculo em homenagem ao líder indígena Marçal de Souza.
A estatal destinou R$ 15 milhões para circulação de peças em 2015 e 2016. Na lista dos 83 espetáculos, está “Tekohá – Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno”.
A direção é de Fernando Cruz e o elenco tem Camilah Brito, Fernando Cruz, Fran Corona, Moreno Mourão e Renata Cáceres. O figurino é assinado por Ramona Rodrigues, a cenografia é de Zé Eduardo Calegari Paulino e os adereços de Lício Castro.
A peça narra em apresentações de rua a trajetória do líder guarani Marçal de Souza e sua resistência histórica na luta pela terra e direitos dos povos indígenas. A palavra que dá nome ao espetáculo, Tekoha, tem um significado peculiar. “Teko” significa modo de estar, sistema, lei, hábito, costume. Tekoha, assim, refere-se à terra tradicional, ao espaço de pertencimento da cultura guarani.
O trabalho do Maracangalha já foi premiado no 30º Festival Sul-Mato-Grossense de Teatro da Fesmat (Federação Sul-Mato-Grossense de Teatro) em 2011, como Melhor Espetáculo, Direção, Dramaturgia, Figurino e Sonoplastia na categoria rua. Em 2010 recebeu o Prêmio Funarte Artes Cênicas nas Ruas.
O projeto da Petrobras seleciona peças nas categorias adulta e infanto-juvenil. Os vencedores farão apresentações em 120 municípios.
A proposta é criar um intercâmbio cultural. Por isso, Mato Grosso do Sul receberá turnês de companhias de outros estados.
Para fomentar a arte, os ingressos terão preços populares ou entrada franca.