Exposição "Entre a Aula e a Escolha" estreia neste sábado no MIS
Exposição traz 12 obras desde pinturas em telas, vídeo até instalações e esculturas tecnológicas
A partir deste sábado (11), o MIS (Museu da Imagem e do Som), em Campo Grande, será palco de uma experiência única de imersão no universo da arte educacional. De autoria do artista colombiano, Julian Vargas, o projeto "Entre a Aula e a Escol(h)a" propõe uma reflexão sobre a relevância das artes desde a educação básica na formação das crianças enquanto cidadãos. A exposição ficará aberta até o dia 29 de maio.
"Aulas de artes enriquecem a experiência educacional e a vida dos alunos, promovendo a apreciação estética, o pensamento crítico na sociedade e a compreensão das diferentes manifestações culturais e artísticas no mundo. Além de desenvolver habilidades como criatividade, empatia, comunicação e resolução de problemas", afirma o artista e autor da exposição, Julian Vargas. "E, o interessante da exposição é que o público pode interagir em duas obras. Quem passar pelo MIS vai poder participar da realização dessas obras”.
Entre a Aula e a Escol(h)a - Com 12 obras que abrangem desde as tradicionais pinturas em telas, vídeo até criações eletrônico-digitais, interativas e tecnológicas, a exposição busca evidenciar que as aulas de artes merecem ser priorizadas assim como as outras disciplinas no currículo escolar.
Esta é a primeira exposição individual de Julian Vargas em Campo Grande, que, no campo da cultura e de pesquisa, coleciona outros feitos. Isso porque ele é arquiteto formado na Faculdade de Bogotá (Colômbia), mestre em Estudos de Linguagem (UFMS). Também animou por sete anos a vida cultural de MS com a efervescência e musicalidade da banda Projeto Kzulo, grupo em que foi percussionista. Múltiplos conhecimentos técnicos e artísticos que, agora, dão forma e cor à exposição de arte.
O projeto oferecerá ao público pinturas (médio e grande porte) retratando a vida no ambiente escolar, escultura interativa com alto falante com depoimentos, escultura cinética (com servo-motor), vídeo-performance e fotografias do making off do processo criativo do projeto.
Já em termos de acessibilidade, a exposição terá o aparado de audiodescrição das obras e legenda para o vídeo de making off. Além da tradutora de libras na roda de conversa e durante a abertura da exposição.
- Data: 11 a 29 de maio de 2024
- Horário: Segunda a Sexta das 8h até às 17:50
- Sábado das 8h às 12h
- Local: MIS - Museu da Imagem e do Som – nas dependências da FCMS
- Endereço: Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 - Vila Carvalho – Campo Grande
- Entrada gratuita