Guilherme fez livro de receita ilustrado à mão com pratos afetivos
Estudante usa o tempo livre para se dedicar a testar suas habilidades com a culinária e o desenho
O campo-grandense Guilherme Aires, 24, decidiu juntar o amor pela culinária e desenhos para criar um livro de receitas ilustrado à mão. Os desenhos são feitos em aquarela, caneta nanquim e lápis de cor, com direito a receitas afetivas ensinadas pela mãe e pratos típicos sul-mato-grossenses.
Acadêmico de Arquitetura, ele diz que sempre curtiu se aventurar na culinária, principalmente com a família e os amigos, e viu no livro uma forma de aproveitar o tempo livre para se testar suas habilidades com a culinária e o desenho. É claro que nas redes sociais muita gente se encantou com o trabalho
“Tanto a culinária quanto a pintura representam um espaço de liberdade criativa para mim, onde posso criar o que quiser. Desenhar as receitas reforçou como a cozinha também é um espaço artístico, pois envolve cores, texturas e sentimentos”, diz Guilherme.
O contato com a cozinha se tornou frequente quando se mudou de Campo Grande para Uberlândia (MG), para fazer faculdade. A ideia do livro surgiu após uma visita de sua mãe, em que ela o ensinou a fazer uma focaccia - pão caseiro feito da mistura de farinha, água, azeite, sal e fermento.
Ele desenhou o passo a passo e os ingredientes para não se esquecer, e a partir da ilustração, sentiu que conseguia reproduzir a receita com mais facilidade. Ele gostou tanto do resultado que decidiu tornar dar início ao livro de receitas ilustrado como um projeto pessoal.
O projeto começou a ser desenvolvido no final de 2023, e já tem 11 receitas ilustradas, incluindo sobá, sopa paraguaia e risoto pantaneiro, pratos típicos de Mato Grosso do Sul. Ele também fez a receita do pão de queijo, prato tradicional de Minas Gerais; o ratatouille, receita lembrada com carinho pelos fãs das animações da Disney; galette de maçã e macarrão ao pesto.
Ilustrar receitas de Mato Grosso do Sul é o mais divertido para Guilherme, que recorda momentos da infância. “Estou aprendendo muito com o projeto, tanto em relação às minhas habilidades de desenho quanto no meu repertório dentro da cozinha. Também tem sido legal ver a repercussão das receitas na internet, e de quanta gente tem acompanhado, o que me motiva a continuar”, declara o estudante.
Na reta final da faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Guilherme revela que pretende se dedicar profissionalmente ao seu trabalho com ilustrações em aquarela. Futuramente, ele também planeja publicar o material em formato de livro físico e e-book. Para acompanhar as ilustrações e o trabalho dele, basta acessar o perfil @_guilhermeaires no Instagram.
Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.