ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Artes

História do Grupo Acaba rendeu livro que exigiu oito anos de trabalho

Rodrigo Teixeira mergulhou na trajetória da banda e montou "quebra-cabeça" que será lançado em agosto

Por Jéssica Fernandes | 24/07/2024 06:34
Rodrigo Teixeira é jornalista e autor do livro que traz história do Grupo Acaba. (Foto: Vaca Azul)
Rodrigo Teixeira é jornalista e autor do livro que traz história do Grupo Acaba. (Foto: Vaca Azul)

A carreira de 50 anos do Grupo Acaba rendeu uma boa história para o jornalista Rodrigo Teixeira. Em agosto, ele lançará o terceiro livro da carreira, que traz a biografia do grupo, um dos mais emblemáticos da história da música sul-mato-grossense.

O lançamento, que será realizado no próximo mês, é resultado de uma pesquisa que começou em 2016. Na ocasião, o jornalista recebeu o convite do acabense Moacir Lacerda para escrever a biografia do grupo. Nesse trabalho, foi feito o mapeamento da história da banda e de seus integrantes.

A partir de arquivos guardados por Moacir, foi realizada a montagem do “quebra-cabeça” que é a trajetória da banda. O resultado são 362 páginas e 227 imagens que também ajudam a contar a história do Acaba. Parte do acervo é composto por 30 capas de discos, 28 matérias de jornais e 27 documentos.

Capa do livro que será distribuído em escolas vinculadas à SED. (Foto: Divulgação)
Capa do livro que será distribuído em escolas vinculadas à SED. (Foto: Divulgação)

Como a música é parte primordial dessa biografia, Rodrigo inseriu a discografia do grupo com letras e composições. Ao focar na história do Acaba, o autor também relata os principais acontecimentos da música em Mato Grosso do Sul, já que a banda participou de praticamente todas as iniciativas pioneiras do estado ao longo de seus 52 anos de atividade, completados em 2024.

No livro “Grupo Acaba – A História dos Canta-Dores do Pantanal”, o jornalista utiliza sua experiência como repórter para mostrar as várias fases do grupo. Esse detalhe, conforme Rodrigo, faz com que o assunto seja tratado de forma jornalística, distanciando o livro de uma biografia autorizada e aproximando-o de um texto analítico.

Outro resultado da publicação é uma versão em audiobook que será disponibilizada no YouTube no dia 29 deste mês com a proposta de democratizar o acesso. São dez episódios adaptados do texto do livro, roteirizados e apresentados por Rodrigo Teixeira. O acesso é pelo link.

Foto do Grupo Acaba em registro feito na década de 1970. (Foto: Arquivo/ Campo Grande News)
Foto do Grupo Acaba em registro feito na década de 1970. (Foto: Arquivo/ Campo Grande News)

Para celebrar este momento, está prevista a plantação de mudas de árvores típicas do Pantanal, que ocorrerá em Campo Grande na manhã do dia 4 de agosto, durante a Feira Borogodó realizada na Praça Coophafé, localizada na Rua das Garças, 3164, em Campo Grande.

O projeto também prevê a distribuição do livro para todas as escolas públicas vinculadas à SED (Secretaria de Educação do Governo de MS), além do fornecimento da publicação para FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Fundtur (Fundação de Turismo) e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Secretaria Municipal de Educação de Corumbá e Memória Pantanal Casa de Cultura.

Sobre o autor - A trajetória de Rodrigo Teixeira na literatura de MS o credencia como um escritor de Mato Grosso do Sul que dedica-se ao fortalecimento da memória musical do Estado. Ele é autor dos livros “Os Pioneiros – A Origem da Música Sertaneja de Mato Grosso do Sul” (2009 e 2014) e “Prata da Casa – Um Marco da Música Sul-mato-grossense” (2016). Com uma vasta experiência como jornalista, é mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e em 2024 tornou-se membro do Instituto Histórico e Geográfico de MS (IHGMS). Nos dias 5, 6 e 7 de agosto, ele irá ministrar na sede da Filarmônica Villa-Lobos, no bairro Amambaí, um curso sobre a história da música sul-mato-grossense com a renda revertida para a própria instituição.

Lançamento -  Será na sexta-feira (02/08), às 19 horas, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (MS). A cerimônia de lançamento vai contar com a presença do autor e dos integrantes do Grupo Acaba, assim como convidados e público em geral.

A publicação foi contemplada pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do SUL (FIC-MS)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias