História do Grupo Acaba rendeu livro que exigiu oito anos de trabalho
Rodrigo Teixeira mergulhou na trajetória da banda e montou "quebra-cabeça" que será lançado em agosto
A carreira de 50 anos do Grupo Acaba rendeu uma boa história para o jornalista Rodrigo Teixeira. Em agosto, ele lançará o terceiro livro da carreira, que traz a biografia do grupo, um dos mais emblemáticos da história da música sul-mato-grossense.
O lançamento, que será realizado no próximo mês, é resultado de uma pesquisa que começou em 2016. Na ocasião, o jornalista recebeu o convite do acabense Moacir Lacerda para escrever a biografia do grupo. Nesse trabalho, foi feito o mapeamento da história da banda e de seus integrantes.
A partir de arquivos guardados por Moacir, foi realizada a montagem do “quebra-cabeça” que é a trajetória da banda. O resultado são 362 páginas e 227 imagens que também ajudam a contar a história do Acaba. Parte do acervo é composto por 30 capas de discos, 28 matérias de jornais e 27 documentos.
Como a música é parte primordial dessa biografia, Rodrigo inseriu a discografia do grupo com letras e composições. Ao focar na história do Acaba, o autor também relata os principais acontecimentos da música em Mato Grosso do Sul, já que a banda participou de praticamente todas as iniciativas pioneiras do estado ao longo de seus 52 anos de atividade, completados em 2024.
No livro “Grupo Acaba – A História dos Canta-Dores do Pantanal”, o jornalista utiliza sua experiência como repórter para mostrar as várias fases do grupo. Esse detalhe, conforme Rodrigo, faz com que o assunto seja tratado de forma jornalística, distanciando o livro de uma biografia autorizada e aproximando-o de um texto analítico.
Outro resultado da publicação é uma versão em audiobook que será disponibilizada no YouTube no dia 29 deste mês com a proposta de democratizar o acesso. São dez episódios adaptados do texto do livro, roteirizados e apresentados por Rodrigo Teixeira. O acesso é pelo link.
Para celebrar este momento, está prevista a plantação de mudas de árvores típicas do Pantanal, que ocorrerá em Campo Grande na manhã do dia 4 de agosto, durante a Feira Borogodó realizada na Praça Coophafé, localizada na Rua das Garças, 3164, em Campo Grande.
O projeto também prevê a distribuição do livro para todas as escolas públicas vinculadas à SED (Secretaria de Educação do Governo de MS), além do fornecimento da publicação para FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Fundtur (Fundação de Turismo) e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Secretaria Municipal de Educação de Corumbá e Memória Pantanal Casa de Cultura.
Sobre o autor - A trajetória de Rodrigo Teixeira na literatura de MS o credencia como um escritor de Mato Grosso do Sul que dedica-se ao fortalecimento da memória musical do Estado. Ele é autor dos livros “Os Pioneiros – A Origem da Música Sertaneja de Mato Grosso do Sul” (2009 e 2014) e “Prata da Casa – Um Marco da Música Sul-mato-grossense” (2016). Com uma vasta experiência como jornalista, é mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e em 2024 tornou-se membro do Instituto Histórico e Geográfico de MS (IHGMS). Nos dias 5, 6 e 7 de agosto, ele irá ministrar na sede da Filarmônica Villa-Lobos, no bairro Amambaí, um curso sobre a história da música sul-mato-grossense com a renda revertida para a própria instituição.
Lançamento - Será na sexta-feira (02/08), às 19 horas, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande (MS). A cerimônia de lançamento vai contar com a presença do autor e dos integrantes do Grupo Acaba, assim como convidados e público em geral.
A publicação foi contemplada pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do SUL (FIC-MS)
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.