ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Artista começa a recuperar tuiuiú derrubado pela chuva em 2023 no aeroporto

Escultura danificada e outros dois monumentos devem ser restaurados até julho

Por Ângela Kempfer | 25/04/2025 15:43
Artista começa a recuperar tuiuiú derrubado pela chuva em 2023 no aeroporto
Cleir e parceiro no local onde o tuiuiú é recuperado, na fachada do Aeroporto. (Foto: Divulgação)

Um dos cartões-postais na entrada de Campo Grande, o Monumento Pantanal Sul, conhecido como “Tuiuiús do Aeroporto”, começa a ser restaurado, um ano e meio após sofrer danos com uma forte chuva com ventos, em dezembro de 2023.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Monumento Pantanal Sul, conhecido como “Tuiuiús do Aeroporto”, está sendo restaurado após ser danificado por uma ventania em dezembro de 2023. A obra, criada pelo artista plástico Cleir em 2000, retrata três tuiuiús e foi inspirada no voo das aves no Pantanal. A restauração, que começou em abril e tem previsão de entrega para o final de julho, é realizada pelo próprio Cleir, com apoio do Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia e da AENA. A modelagem original foi preservada e apenas os perfis estruturais foram substituídos. Esta é a primeira colaboração entre o artista e sua filha, Yarima Ávila, engenheira civil que coordena a obra.

Parte da obra estava sob lona até agora, das três aves, uma foi destruída durante vendaval. Criada pelo artista plástico Cleir no ano 2000, retrata os tuiuiús Zé Bicudo, Majestoso e Asa Branca. O monumento foi inspirado no voo das aves símbolo do Pantanal. Cada escultura representa uma etapa do movimento aéreo: pouso, abastecimento e decolagem.

"Me lembro que, observando o voo dos tuiuiús, percebi a semelhança com a aerodinâmica das asas das aeronaves e foi quando me dei conta de que nada poderia representar melhor o Pantanal e o aeroporto que esse movimento aéreo da ave”, conta Cleir.

A restauração começou em abril e é realizada pelo próprio Cleir, com apoio do Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia e da AENA, responsável pela administração do aeroporto. A entrega está prevista para o final de julho.

Artista começa a recuperar tuiuiú derrubado pela chuva em 2023 no aeroporto
Ave caiu em dezembro de 2023, depois de forte temporal em Campo Grande. (Foto: Arquivo)

Segundo o artista, a modelagem original foi preservada e apenas os perfis estruturais foram substituídos. “É uma alegria ver a obra ser recuperada. A memória do monumento está mantida”, diz Cleir.

O trabalho marca também a primeira colaboração entre o artista e sua filha, Yarima Ávila, engenheira civil que coordena a obra. Velhos parceiros, como Luiz Carlos da Silva, Francisco Bezerra e Cleber Brito, também participam da revitalização.

Com mais de 30 anos de carreira, Cleir tem obras espalhadas por Mato Grosso do Sul e outros estados, sempre com forte ligação à fauna e flora do Cerrado.

Nos siga no Google Notícias