ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Artes

MC Anarandà leva memórias das florestas e o desmatamento para clipe

Por Thailla Torres | 20/05/2024 13:30
Anarandá nasceu na aldeia Guapoy Pandui em Amambaí, é cantora, professora de guarani, influencer e usa a arte para falar de sua ancestralidade e suas origens. 
Anarandá nasceu na aldeia Guapoy Pandui em Amambaí, é cantora, professora de guarani, influencer e usa a arte para falar de sua ancestralidade e suas origens.

A rapper indígena guarani kaiowá MC Anarandà lança no próximo dia 25 de maio (sábado), em Dourados, o videoclipe da música  “Che machu mandu´ákuemi”, com destaque às memórias das florestas e o cruel desmatamento.

O clipe tem direção da cineasta Marineti Pinheiro e foi filmado na área de retomada Yvu Verá, localizado ao lado da Aldeia Jaguapiru, tendo como cenário uma casa de reza Guarani e conta com a participação de rezadeiras tradicionais e jovens indígenas.

Na letra  “As lembranças da minha avó” (título em português)  uma anciã conta para o neto como eram as florestas antes do homem desmatar, antes de jogarem veneno e afugentarem os animais. Cantada em Guarani e português tem ainda nos vocais a participação do filho da cantora, Fradraki Samuel de seis anos, que emocionada com sua interpretação musical.

Durante o lançamento, previsto a partir das 19h, no Espaço Cultural Casulo, e com entrada franca, haverá um show da cantora, acompanhada da multinstrumentista Kezia Miranda e ainda Sarau com outros artistas indígenas.

O endereço é Rua Reinaldo Bianchi, 398 - Parque Alvorada.

Anarandá que nasceu na aldeia Guapoy Pandui em Amambaí, mora em Dourados onde faz faculdade, é cantora, professora de guarani, influencer e usa sua arte para falar do seu lugar, sua ancestralidade e suas origens. Canta somente músicas autorais e tem levado a mensagens das mulheres guarani kaiowá para o Brasil, tendo já a oportunidade de se apresentar com Nando Reis, Maria Gadú, ao lado da Ministra dos Povos Indígena Sônia Guajajara e da Deputada Federal Célia Xakriabá, além disso, tem feitos shows no estado e fora dele ecoando sua rima e trazendo consigo a luta de muitas mulheres que silenciam seu sofrimento por medo ou falta de conhecimento.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias