No MIS, cinema gratuito exibe "Silêncio", trama que fala sobre fé e obsessão
A segunda-feira é de cinema gratuito no MIS, em Campo Grande. O Museu da Imagem e do Som exibe o longa-metragem "Silêncio", de 2016, do diretor Martin Scorsese. Uma obra que se passa no século XVII e trata de temas como fé, obsessão e perseguição.
O filme é baseado no romance do autor católico japonês Shūsaku Endō e demorou 28 anos para chegar à telas. A obra conta a história de dois missionários jesuítas portugueses que têm como objetivo descobrir o que exatamente aconteceu com seu mentor, enviado anos antes para o Japão e que teria renunciado a religião em um época onde o catolicismo foi banido.
Os jesuítas enfrentam a violência e perseguição de um governo que deseja expurgar todas as influências externas.
O filme então traz à tona discussões, já que desencadeou uma ampla discussão no Japão, após sua publicação em 1966, por tratar da perseguição aos missionários católicos no país no século 16. O diretor usa Silêncio para repassar o tormento dos portugueses torturados pelo regime local, que prezava pela hegemonia do budismo como a religião oficial do Japão. Andrew Garfield faz o padre principal, Rodrigues, na jornada para entender o que aconteceu com seu mentor (Liam Neeson).
A classificação indicativa do filme é 14 anos e após a exibição haverá um debate. A ideia faz parte do Cine Café que sugere ao público levar canecas, porque o cafezinho é gratuito.
A exibição do filme será às 19h e o MIS fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro.