O jornalismo no cinema é tema de mostra até sexta, com vencedor do Oscar
O Museu da Imagem e do Som abriu ontem e exibe até o dia 21 de outubro mostra sobre o jornalismo no cinema. As sessões são realizadas em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul. Para discutir o papel da imprensa, ao fim de cada exibição haverá debate com convidados.
O evento é aberto e começa sempre às 19 horas. Hoje, a programação tem "Todos os Homens do Presidente", um clássico nesse tipo de abordagem. Filme de 1976, é dirigido por Alan Pakula e fala do caso Watergate, que derrubou o presidente Nixon.
A mostra termina na sexta-feira com o vencedor do Oscar de melhor filme este ano, Spotlight – Segredos Revelados.
Veja a programação:
Dia 18
Todos os Homens do Presidente
Baseado em fatos reais e no livro escrito pelos próprios repórteres que cobriram o caso, o filme conta a história de quatro arrombadores que foram presos em flagrante no edifício Watergate, sede de um escritório do Partido Democrata.
Alertados por uma fonte secreta, dois repórteres do jornal Washington Post, Bob Woodward (Redford) e Carl Bernstein (Hoffman) descobrem por trás de tudo uma trama bombástica, revelando o envolvimento do presidente republicano, Richard Nixon, que o levará à renúncia.
Dia 19
Boa Noite Boa Sorte
Mais um filme com história verídica, desta veza sobre embates políticos entre o senador Joseph McCarthy e o jornalista Edward R. Murrow, durante o período chamado de “caça às bruxas comunistas”, na década de 1950, quando Murrow, por meio de seu programa jornalístico, desafiou o poderio do famoso senador.
O diretor George Clooney, que também atua, optou por usar imagens de arquivo do senador McCarthy em vez de um ator para interpretá-lo. O longa é apresentado em preto e branco e o elenco conta ainda com Tate Donovan, Jeff Daniels e o sempre polêmico Robert Downey Jr.
Dia 20
Intrigas de Estado
A assistente de um congressista é assassinada em frente ao metrô, outra pessoa é executada em um beco. As duas mortes parecem estar desconectadas, sem uma ligação comum. Mas não para Cal McAffrey (Russell Crowe), repórter veterano que investiga uma rede de conspiração.
Com passado turbulento, marcado pela sua relação de amizade com Stephen Collins (Ben Affleck), o congressista cuja assistente foi morta, Cal começa a entrelaçar pistas que o levam a um esquema corporativo repleto de profissionais oportunistas, informantes e assassinos. Della Frye (Rachel McAdams) é a novata redatora que apoia McAffrey e o acompanha durante toda a investigação. Mas quando o jornalista chega perto da verdade, ele deve decidir se vale a pena por sua vida em risco e vender sua alma para conseguir uma bombástica história.
Dia 21
Spotlight – Segredos Revelados
Baseado na história real da equipe de jornalismo investigativo do "Boston Globe", o longa levou o Oscar de melhor filme e também de roteiro original.
A ideia é mostrar os bastidores da investigação ganhadora do Prêmio Pulitzer, que causou crise em uma das instituições mais antigas e confiáveis do mundo. Quando o time de repórteres da tenaz equipe Spotlight mergulha nas alegações de abuso na Igreja Católica, a investigação de um ano desvenda décadas de encobrimento nos mais altos níveis dos estabelecimentos legais, religiosos e governamentais de Boston, desencadeando uma onda de revelações ao redor do mundo.