Podcast, TikTok, 'doc' e música: veja como conhecer Helena Meirelles
Nesta terça-feira (13) é celebrado o centenário da violeira sul-mato-grossense que fez sucesso após os 60 anos
Para quem nunca ouviu falar sobre Helena Meirelles ou para aqueles que conhecem um pouco sobre a Dama da Viola e querem saber mais, não faltam conteúdos que contemplem a vida da sul-mato-grossense. Em comemoração ao centenário da mulher que se tornou um ícone reconhecido apenas após seus 60 anos de vida, o Lado B preparou uma seleção de materiais que podem ser consultados on-line.
De documentários com depoimentos de Meirelles até as próprias músicas, as produções conseguem agradar gostos variados. E, além do que está inserido por aqui, há também outras criações em desenvolvimento como o documentário "Flor da Guavira", de Rogério Zanetti, que ainda não foi finalizado, mas já pode ficar em sua memória para listas futuras.
Enquanto isso, confira abaixo a seleção já disponível:
Dona Helena (clique aqui): Com direção de Dainara Toffoli, o documentário traz depoimentos da sul-mato-grossense, amigas e familiares. "Helena Meirelles faleceu em 2005, doze anos depois de ter sido descoberta pela revista norte-americana Guitar Player, que a colocou entre os 100 melhores guitarristas do mundo, ao lado de músicos como Roger Waters e Eric Clapton. Dona Helena nasceu no sertão do Brasil e desde criança era apaixonada pela viola. Passou a sua juventude entre comitivas de boiadeiros e prostíbulos, lutando pelo direito de tocar. Analfabeta, virou estrela no Brasil. Sua história e sua arte são mostradas neste documentário obrigatório para os amantes da música", descreve a sinopse.
Helena Meirelles - a dama da Viola (clique aqui): Lançado em 2004, a produção é de Francisco de Paula. Assim como o "Dona Helena", a obra conta sobre a vida da musicista e traz depoimentos.
"Helena Meirelles, 80 anos de idade, recebeu o prêmio Spot Ligth Artist da revista norte-americana Guitar Player em 1993. Logo após, foi incluída entre as 100 palhetas do século. Só então gravou o seu primeiro CD. Violeira do Pantanal, talento original do Brasil, ela passou boa parte da vida tocando em bordéis em Mato Grosso. Além disso, foi lavadeira e benzedeira. Helena, com seu instrumento, traduz a alma do sertão brasileiro".
Jornal da USP: Dois episódios de podcast, de 2021 e 2024, tiveram a violeira como tema no programa "Revoredo" sendo que o primeiro traz como título "A viola caipira de Helena Meirelles" e o segundo "A arte de Helena Meirelles e outras Violeiras". Clique aqui para conferir.
No Spotify: O programa "Mulheres que fazem o MS" conta com um episódio sobre a musicista com pequenas narrações sobre a artista. O episódio é interessante por ser uma síntese rápida. Mais completo, o podcast "Mato Grosso, coisa fina!" traz 45 minutos de informações sobre Helena.
"Mato grosso, Coisa fina!" é o podcast do Duo Tatarana. Nele, nós falaremos da música sul matogrossensse e dos aspectos históricos, artísticos e culturais que influenciaram a identidade musical do estado de Mato Grosso do Sul. Com convidados especiais, procuramos trazer a experiência de pesquisa e de vida de pessoas que dedicam seu tempo a esses assuntos e, também, que viveram ao lado de figuras fundamentais da nossa história. Trataremos, além disso tudo, das nossas impressões e reverberações pessoais em relação à produção artística do MS e falaremos da importância doss artistas pra nossa formação".
No TikTok: Apesar de ter feito sucesso em uma época em que nem era possível imaginar a existência da rede social em questão, quem gosta da sul-mato-grossense fez questão de inseri-la no catálogo de buscas e alguns pequenos vídeos com apresentações já estão por lá. A plataforma funciona bem tanto para quem já está acostumado com a rapidez dos vídeos quanto para quem quer dar uma olhada e se aproximar do público mais jovem.
Spotify (Clique aqui): Na plataforma, estão disponíveis os três álbuns de Helena Meirelles, sendo eles "Flor da Guavira", "Helena Meirelles: A Grande Dama da Viola)" e "Raiz Pantaneira".
Youtube: Desde os álbuns gravados até arquivos de shows e apresentações, há vídeos variados para conhecer as músicas de Helena. Um dos vídeos que se destacam é a apresentação de "Guaxo", em 1994 (veja aqui). Para conferir em geral, basta pesquisar o nome da musicista na plataforma.
Textos e entrevistas:
Entre as modas de viola e os “causos” de vida: construindo um feminino em Helena Meirelles (clique aqui): Neste texto de Julian Simões publicado na Revista de Iniciação Científica da FFC, a vida da violeira se une à reflexão a reconstrução de sua história a partir de uma perspectiva de gênero.
Raízes sul-mato-grossenses: a trajetória da "Dama da Viola" - Helena Meirelles e sua contribuição na cultura musical caipira: Além de artigo científico, Meirelles também já foi tema de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do curso de jornalismo da Unoeste.
Clique aqui para ouvir a peça prática e confira o resumo: "O Trabalho de Conclusão de Curso de caráter de extensão e gênero documental “Raízes sul-mato-grossenses: a trajetória da “Dama da Viola” Helena Meirelles e sua contribuição na cultura musical caipira”, está voltado à produção sonora de programa a ser ofertado ao Museu Helena Meirelles, recentemente criado na cidade de Bataguassu, no leste de Mato Grosso do Sul, onde nasceu essa violeira de projeção internacional. A proposta foi sistematizar em áudio sua trajetória, com a produção de programa do gênero radiodocumentário".
Enciclopédia ItaúCultural: Helena ganhou uma pequena página na enciclopédia com algumas fontes de pesquisa, resumo sobre sua vida e algumas habilidades. Veja aqui.
- Data: 13/08/24
Horário: 19h
Local: Assembleia Legislativa de MS – Plenário “Deputado Júlio Maia”
Programação: Sessão Solene em homenagem ao Centenário de Helena Meirelles e entrega das Comendas de Honra (Traje: passeio).
- Data: 14/08/24
Horário: 19h
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) –
Programação: Exposição historiográfica – 100 Anos da Grande Dama da Viola.
- Data: 15/08/24
Local: Concha Acústica Helena Meirelles
Programação: 18h: Apresentação do Quarteto Instrumental Prelúdio. Maestro Eduardo Martinelli com participação especial da violeira Elizeth Gonçalves(Corumbá, MS) | 19h: Projeto contemplado pelo FIC “Centenário Helena Meirelles – A Lenda da Viola”, do artista visual Kelton Medeiros.
- Data: 16/08/24
Horário: 16h
Local: Concha Acústica Helena Meirelles
Programação: III Festival da Canção das Escolas Estaduais (SED – MS) – Prêmio Helena Meirelles 100 Anos.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.