ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, TERÇA  24    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Pré-história de MS ganha "vida" em documentário sobre museu

Está disponível no canal da TV Reme, a 1ª parte do documentário "Do Muarq para a escola: conhecendo o museu"

Lucas Mamédio | 02/07/2021 08:42
O Museu de Arqueologia da UFMS (MuArq) é apresentado no documentário (Foto: Divulgação)
O Museu de Arqueologia da UFMS (MuArq) é apresentado no documentário (Foto: Divulgação)

Já está disponível no canal da TV Reme, a primeira parte do documentário "Do Muarq para a escola: conhecendo o museu". A produção contou com a participação da arqueóloga e coordenadora técnica do Museu de Arqueologia da UFMS (Muarq) Lia Brambilla, da antropóloga  e técnica do Muarq Laura Pael Duarte, do professor da Faculdade de Ciências Humanas e integrante da Comissão de Pesquisa do Muarq Carlos Campos.

"A ideia de produzir um documentário sobre o Museu e nosso acervo é muita antiga, em nossa equipe. Principalmente, por ser uma demanda que sempre era colocada em nossos cursos de formações e minicursos para a Rede Básica de Ensino. Entretanto, ela entrou em pauta através do contato desenvolvido entre a nossa responsável pelo setor educativo, Laura Pael, e a professora e técnica da Semed Aline Ferreira”, explicou o professor Carlos.

O documentário foi desenvolvido pela UFMS e Muarq em parceria com a Divisão de Educação e Diversidade e a Superintendência de Gestão de das Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefetura Municipal de Campo Grande.

De acordo com Campos, o objetivo é democratizar o saber sobre a pré-história sul-mato-grossense, bem como dar visibilidade ao acervo do MuArq. “Nosso objetivo está sendo alcançado, em certa medida. Tivemos uma live de lançamento em maio e que circulou entre os professores da rede básica.

A primeira parte do documentário continua disponível para acesso e a segunda parte será lançada em breve. No segundo semestre, com o retorno das aulas programado para 26 de julho, a ideia também é levar palestras e formações para as escolas que quiserem aderir ao projeto. Também estamos buscando incentivar aos professores da rede básica e  acadêmicos de graduação da UFMS a enviar planos de aulas, para que fiquem disponíveis para consulta com propostas que envolvam o uso do nosso material”, comenta.

A parceria com a Semed foi muito prazerosa e harmônica. Os gestores foram atenciosos conosco, disponíveis para diálogo e muito participativos, uma cooperação técnica que esperamos manter. A Divisão de Educação e Diversidade e a equipe de comunicação da Secretaria foram os responsáveis pelo desenvolvimento do documentário e nós da equipe do Muarq apresentamos os conteúdos e guiamos a visita virtual ao Museu”, finaliza.

Sobre o museu - O Museu de Arqueologia da UFMS (MuArq) apresenta os resultados das pesquisas arqueológicas desenvolvidas em Mato Grosso do Sul nos últimos 30 anos. O acervo exposto comprova os diferentes grupos humanos que povoaram a área no passado arqueológico: desde os caçadores-coletores de cerca de 12.400 anos atrás (no final da era glacial), passando pelos que produziram a arte rupestre (há 8.000 anos atrás), até aqueles que habitaram as margens fluviais, há aproximadamente 3.000 anos atrás; um segundo contexto cultural é o dos indígenas agricultores ceramistas (datado em cerca de 1.500 anos atrás).

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Assista:


Nos siga no Google Notícias