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Artes

Projeto de arte com papelão em escola é finalista em prêmio nacional

Trabalho foi um dos 30 escolhidos entre mais de 400 inscritos de todo o Brasil

Por Thailla Torres | 11/08/2024 08:33
A ação implicou na utilização de máscaras coloridas artesanais de papelão em atividades teatrais no ambiente da escola
A ação implicou na utilização de máscaras coloridas artesanais de papelão em atividades teatrais no ambiente da escola

A arte educadora Ana Paula Nogueira, de Campo Grande, foi selecionada como uma das finalistas do 25º Prêmio Arte na Escola Cidadã, na categoria Educação de Jovens e Adultos. A experiência foi desenvolvida em 2023 em conjunto com o arte educador e artista visual Maurício Cintrão.

Promovido pelo Instituto Arte na Escola há 25 anos, o Prêmio mapeia, reconhece e valoriza projetos em Arte, considerando a importância do ensino de Arte e Cultura e sua capacidade transformadora. Mais de 400 trabalhos de escolas e instituições de todo o Brasil concorreram à premiação.

O trabalho campo-grandense relatou a experiência pedagógica realizada pelos arte educadores na Associação Juliano Varela. A entidade educativa atende a pessoas com deficiência intelectual.

A ação educativa implicou na utilização de máscaras coloridas artesanais de papelão em atividades teatrais no ambiente da escola, além da confecção de máscaras pelos próprios alunos.

Artista visual Mauricio Cintrão e arte educadora Ana Paula Nogueira,
Artista visual Mauricio Cintrão e arte educadora Ana Paula Nogueira,

Denominado “Máscaras de papelão e a sensibilização teatral entre pessoas com deficiência intelectual”, o estudo foi fundamentado em artigo homônimo assinado conjuntamente pelos arte educadores e publicado no início deste ano no e-book “Transformação, Diálogos Científicos em Educação e Literatura”, da Editora Coletivo Cine-Fórum.

A experiência aconteceu entre os meses de setembro e outubro de 2023 e envolveu cerca de 60 alunos de 5 turmas, com duas aulas semanais (40 minutos, cada). Todos os alunos são pessoas com deficiência intelectual. Os educandos têm idades entre 14 e 60 anos, matriculados na modalidade EJA, Educação de Jovens e Adultos.

“Foi uma experiência fascinante, pois os alunos aceitaram as máscaras com naturalidade e mergulharam no desafio de fazer teatro no ambiente da escola, para depois produzir suas próprias máscaras, demonstrando a eficácia desse tipo de atividade pedagógica nas aulas de Artes”, diz Maurício Cintrão, que é jornalista formado, com especialização em Arte Educação, além de artista visual e arte educador. Atualmente, ele mora em Caraguatatuba, no Litoral Norte de SP, e cursa o 7º semestre em Licenciatura em Artes Visuais na Uniasselvi.

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