Sem pagar nada, é possível assistir filmes inéditos e até clássicos do cinema
Enquanto os cinemas comerciais relutam em exibir filmes que fujam do clichê super-herói, alguns locais em Campo Grande abrem espaço para quem deseja assistir a um bom longa-metragem e sem pagar nada.
Um dos principais exibidores de filmes gratuitos é o Sesc MS, com duas sessões semanais, uma na terça-feira, às 19 horas para adultos e outra, aos sábados, também às 19 horas, mas voltada apenas para crianças. Tanto o Cine Sesc quanto o Cine Clubinho são gratuitos e a programação muda semanalmente.
Outro espaço que faz exibições mensais e temáticas é o MIS MS (Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul), mantido pelo governo do Estado. No local é possível ver filmes de diversas culturas, italianas, espanholas, francesas, ou sobre temas diversos, como teatro ou dança.
De acordo com a coordenadora do MIS MS, Marinete Pinheiro, o espaço sempre está aberto a novidades. “Nós temos um calendário anual, em que as exibições combinam com projetos desenvolvidos por outras entidades. Por exemplo, tem um mês de comemoração da comunidade boliviana e dentro da programação eles fazem uma semana de exibição de filmes”, afirma Marinete. Um dos filmes exibidos recentemente no museu foi "As Sufragistas", um dos mais aguardados do ano e que não estreou em Campo Grande.
Nesse projeto, todo mês há algo diferente. Além disso, o MIS também abre espaço para escolas e outros grupos que desejam assistir a filmes com mais conforto. “Fomos procurados por um grupo de idosos que queriam ver filmes de Mazzaropi. Vemos o que temos e organizamos. Escolas também podem vir. Normalmente, só precisam ver a questão do transporte”, explica.
Para completar, a cidade tem cineclubes pela cidade que volta e meia realizam alguma atividade. Um dos principais é o Cinema de Horror, que volta as atividades em abril, com exibições gratuitas também no MIS.
Confira algumas opções pela cidade:
CineMIS – Uma vez por mês, filmes dos mais variados segmentos e culturas, do italiano ao boliviano, são exibidos no MIS MS (Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul), no Memorial da Cultura e Cidadania, localizado na avenida Fernando Correa da Costa, 559. A programação é atualizada sempre aqui ou mais informações pelo telefone (67) 3316-9178.
Cine Sesc – Toda terça-feira às 19 horas, na Morada dos Baís. Na próxima terça, será exibido o filme “Infância Clandestina” e no dia 12 de abril, “O dia que durou 21 anos”. No mesmo local, também ocorre o Cine Clubinho, com longas ou curta-metragens para crianças exibidos no sábado, às 19 horas.
Cinema de Horror – Cineclube tradicional de Campo Grande que volta com a programação no dia 20 de abril, também no MIS/MS. O primeiro filme da nova temporada deve ser de temática indígena.