Teatro Glauce Rocha recebe exibição de curta-metragem no domingo
A exibição de Macário é gratuita e marca a conclusão de um projeto acadêmico do Curso de Audiovisual
Neste domingo (25), o Teatro Glauce Rocha (localizado na Cidade Universitária da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande) será o palco do lançamento do curta-metragem Macário. A exibição é gratuita e marca a conclusão de um projeto acadêmico do Curso de Audiovisual da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, com financiamento da Lei Paulo Gustavo e produção da A Boca Filmes.
O curta-metragem de 25 minutos é uma adaptação do drama-ficção homônimo de Álvares de Azevedo e segue a história de Mácario, um jovem estudante de cinema que se muda para a capital e se depara com uma figura misteriosa.
Este encontro leva Mácario a enfrentar um trauma de seu passado por meio de um diálogo complexo e de cenários excêntricos. O projeto, desenvolvido ao longo de 2023, foi criado pelos egressos Felipe Feitosa, Aram Amorim, João Gabriel Pelosi e Esdras Dürks.
Para o coordenador do curso de Audiovisual, Vitor Zan, a exibição é um marco significativo. “É uma alegria inenarrável exibir uma das nossas produções no telão do Teatro Glauce Rocha. Embora o teatro tenha uma vocação para projeções cinematográficas, isso ocorre raramente”, destaca Zan. Ele também ressalta a importância do filme para a visibilidade dos espaços de Campo Grande e a inovação estética presente na obra, que se insere na corrente do neon-realismo brasileiro.
Diretor do filme, Felipe Feitosa compartilha que a ideia para o projeto surgiu durante a pandemia. “Eu comprei o livro de Álvares de Azevedo e me empolguei com a possibilidade de adaptá-lo para um curta-metragem. O processo envolveu convencer meus colegas, desenvolver o roteiro e superar vários desafios”, conta Feitosa. Ele expressa sua satisfação pelo fato de o Glauce Rocha ser um espaço simbólico e apropriado para a exibição, além de mencionar que parte do filme foi rodado no próprio teatro.
O curta também marcou o início da produtora A Boca Filmes, criada pelos egressos e que agora atua profissionalmente. “Foi nossa primeira experiência profissional real. Utilizamos o TCC como uma oportunidade para aprender e criar algo que nos orgulhasse, além de preparar o terreno para futuros festivais e o reconhecimento no cenário regional”, afirma João Gabriel Pelosi, produtor do curta.
Após a exibição, o público poderá participar de uma roda de conversa com os realizadores, discutindo o processo de criação do filme. A classificação indicativa é para maiores de 14 anos.
Criado em 2019, o Curso de Bacharelado em Audiovisual da UFMS visa atender à crescente demanda por formação na área e formar profissionais capacitados. Macário é um dos primeiros trabalhos de conclusão de curso a ser exibido, refletindo a evolução e o potencial do curso e dos seus alunos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.