08/07 – Domingo
Com 15 filmes para exibição, o Festival Mix Brasil de Cinema começa hoje em Campo Grande. Mas a estréia será sem sessão. Um workshop abre a segunda edição do evento em Campo Grande, discutindo “A imprensa gay no Brasil”. O jornalista e editor das revistas Mixbrasil e H Magazine, Hélio Filho, formado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, vai apresentar um panorama sobre a abordagem desse tipo de assunto no País.
O Festival foi montado no Museu da Imagem e do Som, na sede da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, na avenida Fernando Correa da Costa, prédio do antigo Fórum da cidade. Toda a programação é gratuita, com exceção de duas festas que serão realizadas durante o evento, uma na sexta-feira, no SIS Lounge e outra no sábado, na Non Stop Club.
Para os interessados nas exibições dos curtas e longas, a organização do evento lembra que o estacionamento subterrâneo do MIS ficará liberado, para facilitar o acesso. Veja a programação completa:
19h - Workshop “A imprensa gay no Brasil: desafios e oportunidades”, com o jornalista e editor das revistas Mixbrasil e H Magazine, Hélio Filho e convidados.
19h30 – Abertura Oficial
20h – Exibição do longa “Tomboy” - França – 2011 – 84min
Direção: Céline Sciamma
Elenco: Zóe Heran, Malonn Lévana, Jeanne Disson, Sophie Cattani, Mathieu Demy.
22h22 – Festa After Mix no SIS Lounge
Quem entrar na Lista Vip na Fanpage do Festival Mix Brasil de Cinema Campo Grande pagará R$ 8
19h – Exibição de curtas: Mostra Competitiva I
A Arte de andar pelas ruas de Brasília (The art of walking through Brasilia)
Brasil – 2011 – 17min
Direção e roteiro de Rafaela Camelo
Fotografia de Leonardo Feliciano
Elenco: Ângela Amorim e Joana Lapa.
Sinopse: Duas garotas se encontram na cidade. A poesia está pelas ruas de Brasília, e, principalmente, no olhar das duas meninas.
Assunto de Família (Family Affair)
Brasil – 2011 – 13min
Direção e roteiro de Caru Alves de Souza
Elenco: Claudia Assunção, Kauê Telloli, Ney Piacentini, Thiago Franco Balieiro, Thiago Pinheiro, Johnnas Oliva.
Sinopse: Domingo. Dia de clássico no Brasileirão. Os Rossi se organizam em torno da TV. A mãe olha através de uma janela enquanto o pai e o filho mais velho assistem ao jogo. O mais novo tenta achar seu lugar na casa.
Diálogo (Dialogue)
Brasil – 2010 – 18min
Direção e roteiro: Dannon Lacerda
Elenco: Allan Souza Lima e Diogo Sallesneu.
Sinopse: Proximidade e distanciamento. Sexo, amor, insegurança, orgulho... sentimentos comuns nas relações humanas, refletidos no universo particular de Caio e Fernando.
Na sua companhia (In your company)
Brasil – 2011 – 20min
Direção e roteiro: Marcelo Caetano
Elenco: Lukas Peralta Filho, Ronaldo Serruya, Marco Aurélio Amaral, Marcela do Nascimento, Dillah Dilluz.
Sinopse: A noite e a solidão estão cheias do diabo. Mas aí vem o dia e a vida agridoce.
Joelma
Brasil – 2011 – 20min
Direção e roteiro: Edson Bastos
Fotografia: Jerônimo Soffer
Elenco: Fábio Vidal, Rui Manthur Vinicio de Oliveira, Eddy Veríssimo.
Sinopse: Transexual se muda para Salvador onde conhece o mendigo que logo se torna seu companheiro. Ela faz a cirurgia de redesignação sexual e ao voltar para sua terra vê seus sonhos serem destruídos.
20h30 - Workshop:
“Cinema faça você mesmo”
Abordagem: a realidade da produção audiovisual, a importância de capacitação na área e soluções criativas para driblar a falta de investimento, como Edson Bastos, especialista em Audiovisual pela Universidade Estadual de Santa Cruz UESC e, graduado em Comunicação Social com habilitação em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador – FTC. Como diretor e roteirista, dirigiu os curtas “Joelma”, eleito pelo público o melhor curta nacional no Festival Mix Brasil de 2011 em São Paulo. Dirigiu também “Veras”, que recebeu Menção Honrosa no XII Festival Nacional de Vídeo–Imagem em 05 minutos; e, “Jeep”, melhor vídeo clipe do Festival Cidade Filmada promovido pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.
21h30 – Exibição do longa: “Olhe para Mim de Novo”
Brasil – 2011 – 77min – Documentário
Direção: Kiko Goifman e Cláudia Priscilla
Sinopse: O transexual Silvyio Luccio sai em busca de uma solução para o desejo de que ele e sua esposa possam ter um filho legítimo dos dois. Durante essa trajetória em cidades do sertão nordestino, a sua história e a de outros com quem cruza no caminho são contadas, revelando um pouco da vida daqueles que estão à margem da sociedade.
Premio Especial do Juri – Festival de Cinema do Rio de janeiro
23h00 – Festa Me Filma, Me Edita, na Non Stop Club
Quem entrar na Lista Vip na Fanpage do Festival Mix Brasil de Cinema Campo Grande pagará R$ 10,00
18h – Exibição de curtas: Mostra Competitiva II
Máscara Negra (Black Mask)
Brasil – 2011 – 15min
Direção: Renê Brasil
Elenco: Júlio Machado, Rafael Rodarte, Gustavo Brandão, Élder Fraga, Eduardo Acaiabe.
Sinopse: Gregório é apaixonado por uma mascarada de carnaval. Luisette é uma travesti em busca de carinho. Juntos, passam uma noite de amor intenso e Luisette o cativa com seu amor sincero.
Jibóia (Boa)
Brasil – 2011 – 18min
Direção e roteiro: Rafael Lessa
Elenco: Gilda Nomacce, Pedro Aguinaga, Gabriella Vergani, Maria Cecilia Mansur
Direção de Arte: Fernando Zuccolotto.
Sinopse: Consumida pelo desejo, Aurora, uma cabeleireira da Rua Augusta, aceita fingir ser mãe de Greicekelly, sua amante adolescente, durante uma consulta médica.
Lamúria (Lament)
Brasil – 2011 – 14min
Direção e roteiro: Nathan Cirino
Fotografia: Bernardo Hennys, Renato Hennys
Elenco: Jonatha Medeiros, Pablo Carvalho, Fabiano Raposo.
Sinopse: Bruno recebe a tarefa de compor um poema em uma de suas aulas de literatura. A construção de seus versos perpassa uma jornada de autoconhecimento, em uma tentativa de conseguir declarar ao seu professor tudo o que sente por ele.
Ludmilo My Baby (Ludmilo My Baby)
Brasil – 2011 – 14min
Direção e roteiro: Luiz Fernando Borges / Fotografia: José Amarílio Jr. / Elenco: Jonathan Azevedo, Katy Pinto Ator, Jarbas Albuquerque.
Sinopse: Um aspirante aos palcos do teatro onde trabalha como enfermeiro, furta psicotrópicos para bancar a sua carreira e namorado. Sua mãe chuta o pau da barraca durante uma feijoada e as consequências afetarão a todos.
Ivan (Ivan)
Brasil – 2011 – 16min
Direção: Fernando Rick
ROTEIRO Marcelo Appezzato e Fernando Rick / Direção de Arte: Nani Brisque
Fotografia: Thiago Moraes Quadrado
Elenco: André Ceccato, Rubens Mello, Marcio Américo, Beto Bellini, Habibe Silva Magalhães.
Sinopse: Ator de teatro se vira entregando panfletos. Seu cotidiano é cercado por tristeza e miséria, mas um dia ele tem uma visão que mudará sua vida e das pessoas ao seu redor.
Três vezes por semana (Three times a week)
Brasil – 2011 – 15min
Direção e roteiro: Cris Reque
Fotografia: Bruno Polidoro
Elenco: Irene Brietzke, Marley Dancwardt, Ida Celina, Áurea Baptista e Darlene Glória.
Sinopse: Sílvia é uma senhora solitária que acumulou frustrações e mágoas durante a vida. A hidroginástica é a sua única diversão. A mesmice do cotidiano parece eterna, até que ela se transforma.
19h30 – Exibição do longa “Teus Olhos Meus”
Brasil – 2011 – 105min
Direção: Caio Sóh
Elenco: Emilio Dantas, Remo Rocha, Paloma Duarte, Roberto Bomtempo.
Vencedor de quatro prêmios no Los Angeles Brazilian Film Festival 2011 – Melhor ator: Emílio Dantas, Melhor Atriz: Paloma Duarte, Trilha Sonora: Maria Gadu e roteiro, de Caio Sóh
Sinopse: E se a vida tropeçasse no destino? E se a felicidade fosse encontrada justamente em algum lugar impossível de imaginar? Quanto podemos nos permitir ao novo sem medo de abandonar o passado? Gil é um jovem de 20 anos, questionador de si e do mundo, órfão criado pelos tios. Seu estilo de vida regado a violão, poesia e álcool gera uma guerra familiar fazendo com que Gil vá embora de casa. Com o violão nas costas, sem rumo, dinheiro ou retaguarda dos amigos, Gil conhece Otávio, um produtor musical que mudará seu destino para sempre.
21h30 – Oficina de Roteiro
“Ideia na película”
Abordagem: como transformar ideias em roteiro cinematográfico. Princípios básicos para exercitar a visão geral do filme a partir da construção do roteiro, com Dannon Lacerda. Formado em Direção Cinematográfica pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Assina a direção e roteiro do curta Diálogo, ganhador do troféu Coelho de Prata de Melhor Curta Nacional no Festival Mix Brasil, do Rio de Janeiro/2011.