08/07 – Domingo
Depois de uma noite de discussões ontem, sobre como a imprensa trata o homossexualismo, hoje o Festival Mix Brasil da Diversidade abre hoje as sessões.
A primeira exibição será “Tomboy”, filme francês de 2011 que mostra como nascem o preconceito e a intolerância. É a história da garota Laure (Zoé Héran), que se muda com sua família para um novo apartamento durante as férias de verão. O condomínio conta com uma vasta área verde que é usada para brincar pelas crianças. Ao se apresentar aos novos vizinhos de sua faixa etária, Laure prefere se passar por um menino e usa o pseudônimo Michaël.
A noite termina com a Festa After Mix, no SIS Lounge, boate na rua Doutor Zerbini, número 53, na Chacara Cachoeira. Quem entrar na Lista Vip na Fanpage do Festival Mix Brasil de Cinema Campo Grande pagará R$ 8.
Veja a programação para o final de semana:
19h – Exibição de curtas: Mostra Competitiva I
A Arte de andar pelas ruas de Brasília (The art of walking through Brasilia)
Brasil – 2011 – 17min
Direção e roteiro de Rafaela Camelo
Fotografia de Leonardo Feliciano
Elenco: Ângela Amorim e Joana Lapa.
Sinopse: Duas garotas se encontram na cidade. A poesia está pelas ruas de Brasília, e, principalmente, no olhar das duas meninas.
Assunto de Família (Family Affair)
Brasil – 2011 – 13min
Direção e roteiro de Caru Alves de Souza
Elenco: Claudia Assunção, Kauê Telloli, Ney Piacentini, Thiago Franco Balieiro, Thiago Pinheiro, Johnnas Oliva.
Sinopse: Domingo. Dia de clássico no Brasileirão. Os Rossi se organizam em torno da TV. A mãe olha através de uma janela enquanto o pai e o filho mais velho assistem ao jogo. O mais novo tenta achar seu lugar na casa.
Diálogo (Dialogue)
Brasil – 2010 – 18min
Direção e roteiro: Dannon Lacerda
Elenco: Allan Souza Lima e Diogo Sallesneu.
Sinopse: Proximidade e distanciamento. Sexo, amor, insegurança, orgulho... sentimentos comuns nas relações humanas, refletidos no universo particular de Caio e Fernando.
Na sua companhia (In your company)
Brasil – 2011 – 20min
Direção e roteiro: Marcelo Caetano
Elenco: Lukas Peralta Filho, Ronaldo Serruya, Marco Aurélio Amaral, Marcela do Nascimento, Dillah Dilluz.
Sinopse: A noite e a solidão estão cheias do diabo. Mas aí vem o dia e a vida agridoce.
Joelma
Brasil – 2011 – 20min
Direção e roteiro: Edson Bastos
Fotografia: Jerônimo Soffer
Elenco: Fábio Vidal, Rui Manthur Vinicio de Oliveira, Eddy Veríssimo.
Sinopse: Transexual se muda para Salvador onde conhece o mendigo que logo se torna seu companheiro. Ela faz a cirurgia de redesignação sexual e ao voltar para sua terra vê seus sonhos serem destruídos.
20h30 - Workshop:
“Cinema faça você mesmo”
Abordagem: a realidade da produção audiovisual, a importância de capacitação na área e soluções criativas para driblar a falta de investimento, como Edson Bastos, especialista em Audiovisual pela Universidade Estadual de Santa Cruz UESC e, graduado em Comunicação Social com habilitação em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador – FTC. Como diretor e roteirista, dirigiu os curtas “Joelma”, eleito pelo público o melhor curta nacional no Festival Mix Brasil de 2011 em São Paulo. Dirigiu também “Veras”, que recebeu Menção Honrosa no XII Festival Nacional de Vídeo–Imagem em 05 minutos; e, “Jeep”, melhor vídeo clipe do Festival Cidade Filmada promovido pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.
21h30 – Exibição do longa: “Olhe para Mim de Novo”
Brasil – 2011 – 77min – Documentário
Direção: Kiko Goifman e Cláudia Priscilla
Sinopse: O transexual Silvyio Luccio sai em busca de uma solução para o desejo de que ele e sua esposa possam ter um filho legítimo dos dois. Durante essa trajetória em cidades do sertão nordestino, a sua história e a de outros com quem cruza no caminho são contadas, revelando um pouco da vida daqueles que estão à margem da sociedade.
Premio Especial do Juri – Festival de Cinema do Rio de janeiro
23h00 – Festa Me Filma, Me Edita, na Non Stop Club
Quem entrar na Lista Vip na Fanpage do Festival Mix Brasil de Cinema Campo Grande pagará R$ 10,00
18h – Exibição de curtas: Mostra Competitiva II
Máscara Negra (Black Mask)
Brasil – 2011 – 15min
Direção: Renê Brasil
Elenco: Júlio Machado, Rafael Rodarte, Gustavo Brandão, Élder Fraga, Eduardo Acaiabe.
Sinopse: Gregório é apaixonado por uma mascarada de carnaval. Luisette é uma travesti em busca de carinho. Juntos, passam uma noite de amor intenso e Luisette o cativa com seu amor sincero.
Jibóia (Boa)
Brasil – 2011 – 18min
Direção e roteiro: Rafael Lessa
Elenco: Gilda Nomacce, Pedro Aguinaga, Gabriella Vergani, Maria Cecilia Mansur
Direção de Arte: Fernando Zuccolotto.
Sinopse: Consumida pelo desejo, Aurora, uma cabeleireira da Rua Augusta, aceita fingir ser mãe de Greicekelly, sua amante adolescente, durante uma consulta médica.
Lamúria (Lament)
Brasil – 2011 – 14min
Direção e roteiro: Nathan Cirino
Fotografia: Bernardo Hennys, Renato Hennys
Elenco: Jonatha Medeiros, Pablo Carvalho, Fabiano Raposo.
Sinopse: Bruno recebe a tarefa de compor um poema em uma de suas aulas de literatura. A construção de seus versos perpassa uma jornada de autoconhecimento, em uma tentativa de conseguir declarar ao seu professor tudo o que sente por ele.
Ludmilo My Baby (Ludmilo My Baby)
Brasil – 2011 – 14min
Direção e roteiro: Luiz Fernando Borges / Fotografia: José Amarílio Jr. / Elenco: Jonathan Azevedo, Katy Pinto Ator, Jarbas Albuquerque.
Sinopse: Um aspirante aos palcos do teatro onde trabalha como enfermeiro, furta psicotrópicos para bancar a sua carreira e namorado. Sua mãe chuta o pau da barraca durante uma feijoada e as consequências afetarão a todos.
Ivan (Ivan)
Brasil – 2011 – 16min
Direção: Fernando Rick
ROTEIRO Marcelo Appezzato e Fernando Rick / Direção de Arte: Nani Brisque
Fotografia: Thiago Moraes Quadrado
Elenco: André Ceccato, Rubens Mello, Marcio Américo, Beto Bellini, Habibe Silva Magalhães.
Sinopse: Ator de teatro se vira entregando panfletos. Seu cotidiano é cercado por tristeza e miséria, mas um dia ele tem uma visão que mudará sua vida e das pessoas ao seu redor.
Três vezes por semana (Three times a week)
Brasil – 2011 – 15min
Direção e roteiro: Cris Reque
Fotografia: Bruno Polidoro
Elenco: Irene Brietzke, Marley Dancwardt, Ida Celina, Áurea Baptista e Darlene Glória.
Sinopse: Sílvia é uma senhora solitária que acumulou frustrações e mágoas durante a vida. A hidroginástica é a sua única diversão. A mesmice do cotidiano parece eterna, até que ela se transforma.
19h30 – Exibição do longa “Teus Olhos Meus”
Brasil – 2011 – 105min
Direção: Caio Sóh
Elenco: Emilio Dantas, Remo Rocha, Paloma Duarte, Roberto Bomtempo.
Vencedor de quatro prêmios no Los Angeles Brazilian Film Festival 2011 – Melhor ator: Emílio Dantas, Melhor Atriz: Paloma Duarte, Trilha Sonora: Maria Gadu e roteiro, de Caio Sóh
Sinopse: E se a vida tropeçasse no destino? E se a felicidade fosse encontrada justamente em algum lugar impossível de imaginar? Quanto podemos nos permitir ao novo sem medo de abandonar o passado? Gil é um jovem de 20 anos, questionador de si e do mundo, órfão criado pelos tios. Seu estilo de vida regado a violão, poesia e álcool gera uma guerra familiar fazendo com que Gil vá embora de casa. Com o violão nas costas, sem rumo, dinheiro ou retaguarda dos amigos, Gil conhece Otávio, um produtor musical que mudará seu destino para sempre.
21h30 – Oficina de Roteiro
“Ideia na película”
Abordagem: como transformar ideias em roteiro cinematográfico. Princípios básicos para exercitar a visão geral do filme a partir da construção do roteiro, com Dannon Lacerda. Formado em Direção Cinematográfica pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Assina a direção e roteiro do curta Diálogo, ganhador do troféu Coelho de Prata de Melhor Curta Nacional no Festival Mix Brasil, do Rio de Janeiro/2011.