ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  13    CAMPO GRANDE 25º

Comportamento

Ao som de Roupa Nova, pinturas e diálogo, escolas pedem paz

Instituições de ensino encaminharam atividade mostrando que o assunto está sendo trabalhado com pais e alunos

Natália Olliver | 19/04/2023 15:19

Ao som de Roupa Nova, pinturas e diálogo, escolas públicas e privadas de Campo Grande pediram paz na educação, nesta quarta-feira (19). A ação tem como objetivo conscientizar pais e alunos sobre o cenário conturbado vivido nas últimas semanas e oferecer acolhimento. O dia oficial escolhido para as atividades seria nesta quinta-feira (20), mas algumas resolveram antecipar as ações com receio de que alunos não comparecessem amanhã. A data é uma tentativa de ressignificar um dia mundialmente marcado pela violência e que teve recorde de ameaças falsas de ataques este ano.

A Rede Estadual instituiu o ‘Dia S’, de segurança, que valerá para as 348 unidades em Mato Grosso do Sul. A SED (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul) explicou que as aulas acontecerão normalmente, mas que os alunos terão momentos de diálogos e troca de experiências, utilizando o espaço de disciplinas do Projeto de Vida, que estimula a construção profissional dos aluno, para compartilhar dores e anseios relacionados ao ambiente escolar. As atividades serão realizadas amanhã (20).

A professora Adriana Buytendorp, gestora responsável pelo planejamento e orientações acerca das atividades desta quinta-feira e superintendente de Políticas Educacionais da SED, disse que o dia será um momento para trabalhar o sentimento, escutar dos estudantes e promover conversas entre eles e os profissionais das nossas escolas.

Na Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida, no Bairro Santo Amaro, pais e alunos se juntaram para cantar a música ‘A Paz’, da banda Roupa Nova, uma tradução da canção Heal The World, cantada por Michael Jackson. A letra fala justamente sobre o amor, a força que a paz tem e a esperança de transformação. A ação foi batizada de Dia D, da paz.

Marilucia Burgos Carvalheira, de 58 anos, é diretora da escola e revelou ao Campo Grande News que a ação estava prevista para esta quinta-feira, mas que resolveu antecipar. “Eu fiquei extremamente emocionada, porque é uma coisa simples que foi acolhida com oração e música. Um dos pais discursou e conseguiu repassar tudo o que acreditamos sobre participação deles com os filhos. Ele foi muito feliz na fala dele, pedi pra voltar durante a tarde”.

 A equipe pedagógica elaborou atividades diferenciadas para cada uma das 17 salas de aula da instituição. Os menores, de quatro a seis anos, fizeram desenhos dentro de uma pomba branca. “Fizemos o pássaro bem grande. Eles usaram desenhos e pinturas, tinta e giz de cera”. De acordo com Marilucia, também houve a distribuição de mudas de plantas para as crianças. A escola conta com 870 alunos e muitos participaram da ação.

Eu pude ver muita participação deles com os pais. Eles [os pais] até pediram para fazermos mais encontros, pelo menos uma vez ao mês, que isso ressalta a parceria deles com a escola”, finalizou.

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) informou que as aulas serão mantidas nesta quinta-feira, mas que algumas escolas terão conselho de classe. A pasta também ressaltou que o esquema de segurança nas instituições está reforçado com policiamento e rondas.

“A entrada nas unidades escolares é apenas com autorização e também está sendo trabalhado com os alunos atividades de conscientização”, disse em nota.

Na escola Construindo o Saber, a ação recebe o nome de Campanha Dia da Paz na Escola e pratica o diálogo, o respeito e o amor entre as pessoas. Na unidade os alunos trocarão, nesta quinta-feira, cartas ou cartões de agradecimento para alguém especial da escola. A ação será feita antes da aula.

“A ideia é criar um movimento positivo em que possamos compartilhar o bem, a gratidão, a amorosidade, a amizade, a confiança. Vamos com nossa presença, levar a gentileza por meio de uma carta ou cartões. Vamos falar de carinho e de afeto. Vamos criar momentos inspiradores e acolhedores com músicas, conversas e histórias gostosas”.

Ao som de Roupa Nova, pinturas e diálogo, escolas pedem paz
Escola recebeu alunos com cartazes de paz e realizou o treinamento do' botão do pânico' na unidade (Foto: Direto das Ruas)

Na Escola Atual, de Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada no Bairro Jardim Samambaia, os alunos foram recebidos com cartazes brancos pedindo amor, paz e união nas instituições de ensino. A escola também fez uma simulação do acionamento do 'botão do pânico'.

Daniel Martins, diretor da Escola Harmonia, disse que a instituição vai realizar a 'Quinta do Bem', com lanche coletivo e troca de cartas entre os alunos. "As crianças escreverão e enviarão cartas entre si e haverá atividades culturais. Além disso, sabemos que há um grupo grande de mães de alunos que estão preparando surpresas para alunos e colaboradores da escola, como chocolates e outras formas de lembranças", comentou.

Mais cedo - Hoje pela manhã, alunos de escolas estaduais foram dispensados mais cedo para a preparação do ‘Dia S” de segurança. A movimentação no horário chamou atenção de quem passava em frente às unidades de ensino. O Estado deixou facultativa a liberação dos alunos para que sejam planejadas as ações desta quinta-feira (20).

As instituições que liberaram alunos mais cedo foram a Escola Estadual General Malan, localizada no Bairro Amambaí, e Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone, no Bairro Itanhangá Park. Alunos receberam bilhetes em que informavam sobre a dispensa antecipada. As aulas no período da tarde acontecerão até as 15h30 na escola General Malan.

Preparação Dia S - Desde semana passada, os profissionais da Rede Estadual de Ensino contaram com palestras, apresentações e orientações enviadas no formato de CI (Comunicações Internas). O foco era os protocolos de segurança e reforço do próprio regimento escolar da Rede Estadual de Ensino.

As ações do Dia S também contarão com um reforço no policiamento nas unidades escolares, com a presença das equipes da Polícia Militar, da Ronda Escolar, e também do Cosi (Centro de Operações de Segurança Integrado).

Nos siga no Google Notícias