Aos 30 anos, Leonn realiza sonho de criança e coleciona 500 bonecas
Em casa, professor de artes tem todas as princesas da Disney, além de Barbies, Moranguinhos e Lol
Leonn Gondin, de 30 anos, perdeu as contas de quantas bonecas tem em casa. Desde pequeno, ele gostava de brincar com elas, mas nunca conseguiu realizar na infância o sonho de ter uma para si. Após se formar em Artes Visuais, começar a trabalhar e receber o primeiro salário, o professor comprou uma boneca.
Voltando alguns anos e lembrando da infância, Leonn fala sobre as brincadeiras que envolviam as bonecas. Na época, ele não morava em Campo Grande e vivia em Barra do Garças (MT)
“Sempre fui um menino que gostei muito de bonecas. Na infância nunca realizar esse sonho de ter uma boneca para chamar de minha. As minhas primas me chamavam para brincar, eu adorava passar o tempo com elas brincando de bonecas. Acaba a brincadeira e elas levavam as bonecas embora”, recorda.
Aurora, que é conhecida como Bela Adormecida, foi o primeiro presente que Leonn pôde dar para sua criança interior. A princesa dos contos de fadas é uma das favoritas de Leonn que tem o maior carinho pela personagem.
O motivo é porque de diversas formas o professor se identifica com a princesa. “Tenho uma admiração pela Bela Adormecida desde pequeno, sempre me identifiquei muito com a história dela. Até uns anos atrás diria que projetava minha mãe porque ela sempre teve as características físicas da personagem. Quando cresci entendo que esse sentimento não permeia só minha mãe. Eu também me identifico com essa personagem sonhadora que projeta tudo na mente dela e tudo se realiza. Acho isso muito bonito”, afirma.
A compra da primeira boneca fez com que o colecionador desenvolvesse interesse pela história de outras princesas, de como eram as primeiras edições lançadas delas e quem eram os fabricantes principais. Quanto mais pesquisava, mais Leonn ficava encantado pelo universo novo que descobriu.
“A partir do momento que comprei essa boneca comecei a pesquisar mais itens e principalmente itens antigos já lançados desta princesa. Foi a partir dessa primeira boneca que comecei a descobrir um universo incrível não só dessa personagem, mas de toda a história das outras princesas. Tudo foi me preenchendo”, fala.
Inicialmente, a coleção do professor de artes tinha apenas modelos da Bela Adormecida, como uma lançada em 1960 próximo ao lançamento do filme da princesa em 1959. Leonn conta uma curiosidade que descobriu enquanto procurava novas edições da personagem para comprar.
“Desde da época do lançamento do filme até hoje existem uma infinidade de figurinos diferentes, face moldes diferentes. Assim como o modelo Barbie foi evoluindo, as princesas Disney evoluíram nesse sentido”, conta.
A coleção cresceu, chegou a 100 e ultrapassou esse número ao ponto do professor não saber ao certo quantas adquiriu nos últimos 11 anos. “É muito mais de 500, poderia dizer que são até 600 porque hoje a estrutura do quarto que tenho exclusivo para elas é menor do que há uns anos. Eu tive que guardar algumas delas, mas não deu para deixar tudo exposto porque não comporta”, explica.
Além da coleção exclusiva da Aurora, o professor abriu o leque de opções e incluiu outras personagens. Nos últimos cinco anos, o colecionador se dedicou a trazer mais princesas do universo Disney e até mesmo a Barbie. A vontade de colecionar a última, segundo ele, foi devido a um presente que ganhou.
“Eu não colecionava Barbie e um belo dia a filha de uma amiga tinha uma casinha da Barbie. Eu peguei essa casinha, restaurei ela toda e coloquei na coleção. Falei: ‘Agora que tenho a casa, preciso da Barbie’. Aí comecei essa coleção que está presente nesse quarto”, diz.
Depois da Barbie, o professor voltou os olhos para a Moranguinho e as bonecas Lol nas versões ‘surprise’, ‘tweens’ e ‘Omg’. As bonecas novas, segundo ele, dividem espaço com as usadas que passaram por restauração.
O hobby de colecionar fez com que Leonn acabasse virando um restaurador de bonecas. “A minha coleção não é formada só por itens novos, mas também por itens usados, seja de colecionador ou crianças que usaram para brincar. Eu tenho esse trabalho de restauração principalmente de cabelos e roupas. Hoje faço parte de muitos grupos de troca, venda e compra de bonecas. É um caminho sem volta”, ri.
Para comportar as mais de 500 bonecas no quarto, Leonn criou nichos para as dividir. As quatro paredes do quarto estão repletas delas em versões que vão de 15 a 95 centímetros. O colecionador dá mais detalhes sobre elas.
“Uma das paredes tem o nicho da Bela Adormecida, Pequena Sereia, Bela e a Fera, Cinderela e assim vai. Cada uma tem seu quadradinho com as bonecas da sua coleção e os vestidos diferentes que lançaram. Outra parede tem as miniaturas delas onde conto parte das histórias. A terceira parede tem as versões crianças das princesas onde também ficam as Barbies. Na quarta parede tenho as versões tamanho criança das bonecas”, explica.
Quando o assunto é bonecas, Leonn compartilha todo o fascínio que sente por elas, a forma como tem o cuidado diário, a mania de olhar os grupos que participa para ver se acha algo interessante, os momentos onde ensinou para crianças que elas não são coisas ‘só para meninas’ e por aí vai.
O professor que aprendeu a ser sonhador com a princesa Aurora acabou descobrindo um segundo trabalho que vai de encontro com o hobby. “A relação minha com as bonecas, as princesas e as histórias se tornou tão grande que hoje eu me tornei contador de histórias. Profissionalmente trabalho com arte, mas conto histórias na Cia Habilidoces onde a gente traz todo esse universo. Inclusive esse ano vamos estar lançando as princesas da Disney na versão pernas de pau”, destaca.
No fim, a coleção de Leonn é um reflexo da criança sonhadora e o adulto que tomou consciência que é capaz de realizar qualquer sonho. “A frase que me marcou muito na história da Bela Adormecida é: ‘Foi você o sonho mais bonito que sonhei’, é da música principal. Ela faz uma reflexão e me imagino sempre como se estivesse olhando no espelho e projetando em mim que só eu consigo realizar o sonho mais lindo que tenho. Eu precisava mostrar isso para as pessoas”, conclui.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.